Missão
Promover, coordenar e apoiar as atividades nas áreas da investigação clínica e de translação (IC&T) e inovação biomédica, contribuindo para a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal.
Visão
A AICIB pretende ser uma referência nacional e europeia enquanto entidade capaz de criar as condições essenciais para estimular a investigação clínica e a inovação biomédica em Portugal.
Objetivos
Realizar atividades de interesse nacional no financiamento e promoção da IC&T e inovação biomédica através do apoio ao seu desenvolvimento e internacionalização.
Agilizar as atividades de I&D e cooperação entre as unidades de cuidados de saúde, outras instituições da saúde (DGS, IPS, ACSS, SPMS, INSA, entre outras), instituições científicas e académicas e os vários stakeholders envolvidos no processo. Pretende-se estimular de forma sinérgica o seu potencial, aumentando o valor para a sociedade, os doentes, o sistema de saúde e a capacitação dos profissionais de saúde em IC&T.
Promover uma cultura científica e a criação de valor económico na área da saúde, garantido a sua sustentabilidade e a adoção das melhores práticas estabelecidas a nível nacional e internacional.
Constituição
OrganogramaPresidente
Paula Alves
Vice-presidente
Paula Macedo
Secretário
Carlos Lima Alves
Presidente
Emília Alves
Vice-presidente
Miguel Andrade
Revisor Oficial de Contas
João Careca
Presidente
Catarina Resende Oliveira
Vice-presidente
Nuno Sousa
Vogal Executiva
Anabela Isidro
Vogal
Heitor Costa
Vogal
João Cerqueira
Constituição da AICIB
e EstatutosResolução do Conselho de Ministros – Autorização para a constituição da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e os Estatutos da AICIB estão disponíveis para consulta no Diário da República.
Beatriz Silva Lima
Professora de farmacologia e farmacotoxicologia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; perita europeia no Innovative Medicines Initiative
Cristina Sampaio
Investigadora do IMM; Chief Clinical Officer da CHDI Foundation (Center for Huntington Disease Investigation) em Nova Iorque, EUA
Joana Maia
Responsável pela equipa de Study Coordinators do IPO do Porto
Joaquim Murta
Diretor de Serviço de Oftalmologia, Centro Hospitalar
e Universitário de Coimbra
José Dinis
Luís Costa
Diretor do Departamento de Oncologia do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte
Nuno Marques
Professor Auxiliar Convidado, Dep. Ciências Biomédicas e Medicina, Universidade do Algarve; Presidente, Algarve Biomedical Center
Patrício Soares da Silva
Responsável pela área de I&D de Bial
Professor Catedrático de “Terapêutica e Farmacologia Clínica”, Universidade do Porto