Parceiros e Indústria

A investigação clínica e os projetos de inovação biomédica são de crucial importância para a melhoria da prestação de cuidados de saúde, tanto no panorama nacional como internacional.

A investigação clínica desempenha um papel capital e incontornável no processo de desenvolvimento e da inovação em saúde. Considerando os estudos clínicos como a base fundamental do conhecimento clínico científico, é crucial transmitir o valor e a importância da investigação clínica baseada em estudos clínicos randomizados e com inclusão de doentes em número adequado.

A cooperação entre instituições assume assim um papel importante no sentido de potenciar a investigação clínica e translacional para a criação de valor acrescentado para os doentes e para o próprio sistema de saúde. Esta cooperação leva também à melhoria continua dos serviços de saúde e à excelência da prestação de cuidados médicos. Finalmente, o avanço tecnológico na área da saúde contribui para estimular a economia nacional.

A AICIB pretende ser um elemento agregador e catalisador entre a geração do conhecimento obtido através dos estudos clínicos, a Academia e a Indústria.

Rede de Colaboração de Parceiros

A criação de parcerias com instituições nacionais e internacionais funciona como elemento agregador e mobilizador de partilha de informação, conhecimento e experiências. Neste sentido, a AICIB pretende criar uma rede de contatos que permita a cooperação e colaboração com as diferentes entidades que assumem um papel de relevo no apoio à investigação científica, investigação clínica e inovação biomédica, sempre com cariz translacional. Unir forças e promover o intercâmbio de know-how entre parceiros é o meio para para conquistar o bem comum: a melhoria da prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.

A Indústria assume um papel de relevo na promoção e condução de estudos clínicos nos centros de investigação e centros académicos em Portugal.
Nos estudos clínicos por iniciativa da indústria, esta é considerada como o promotor do ensaio. Por conseguinte, o investigador/centro de investigação executa o protocolo previamente definido.

Quando os estudos clínicos são iniciativa da indústria, esta efetua todo o financiamento do ensaio, custeando a organização do mesmo e, quando necessário, envolvendo outros intervenientes fundamentais na execução do protocolo nos centros de ensaio.

O sector da Indústria farmacêutica é assim responsável por grande parte da promoção, condução e execução de estudos clínicos, que se traduzem numa permanente melhoria da qualidade da prática médica, contínua capacitação dos nossos investigadores e recrutamento de novos elementos para esta prática. Simultaneamente, contribui para a criação de riqueza e impulso da economia de Portugal.

Assim, a AICIB reconhece a importância e pretende promover a criação de uma forte cooperação e colaboração com a Indústria.

Outras Agências Europeias

Dutch Clinical Research Foundation
FAMHP | Your medicine and health products
isciii.es
National Institute for Health Research | NIHR
National Institute for Health Research | NIHR
National Institute for Health Research | NIHR