Financiamento
Objetivos
O objetivo da BOLSA AICIB Cuidados de Saúde Primários é financiar projetos de criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal, que contribuam para:
-
- Promover uma cultura de investigação em CSP;
- Apoiar a realização de projetos de investigação clínica em unidades de CSP;
- Promover o trabalho colaborativo, multidisciplinar e multicêntrico em contexto de CSP, dentro e fora da rede;
- Potenciar sinergias e a partilha de recursos e competências com as estruturas de apoio à investigação já estabelecidas no contexto de unidades prestadoras de cuidados de saúde, nomeadamente os centros de investigação hospitalares;
- Aumentar a participação dos profissionais de CSP em redes ou consórcios nacionais e/ou internacionais;
- Aumentar a capacidade de captação de financiamento externo para projetos de investigação clínica em CSP;
- Acelerar a translação do conhecimento científico para a prática clínica;
- Gerar evidência científica pertinente, aplicável e adaptada ao contexto e à população servida pelos CSP;
- Aumentar o número de estudos e ensaios clínicos em Portugal, possibilitando o acesso a terapêuticas inovadoras e melhorando a prestação de cuidados de saúde à população;
- Melhorar os indicadores descritos no Anexo I do Regulamento.
O modelo proposto para a criação e desenvolvimento destas estruturas de apoio é o de Practice-Based Research Networks (PBRNs). De forma a facilitar a implementação deste modelo, foi elaborado um documento orientador, em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF): “Documento de apoio à constituição de redes de investigação baseadas na prática clínica (Practice-Based Research Networks – PBRNs) em cuidados de saúde primários em Portugal”.
Resultados
As Candidaturas decorreram entre 25 de março e 31 de maio de 2024 (de acordo com o artigo 3º do Regulamento). Foram recebidas 10 candidaturas, das quais 3 foram excluídas na fase de admissibilidade. O júri avaliou as 7 candidaturas admitidas e selecionou 4 (de acordo com o artigo 4º a 7º do Regulamento). Cada projeto selecionado recebe uma bolsa no valor de 20.000€ (de acordo com o artigo 9º do Regulamento).
Em novembro de 2024, foram estabelecidos os protocolos de colaboração entre as PBRNs, as unidades de saúde e a AICIB (de acordo com o artigo 8º do Regulamento).
A entrega formal da Bolsa será feita no 4º Encontro Nacional de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (ENICIB) a realizar em maio de 2025.
4 Projetos selecionados
Listamos de seguida os projetos selecionados.
(Clique em cada título para ver a descrição do projeto.)
Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), representado pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave, EPE (ULS Alto Ave)
A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA) foi estabelecida em 10 de abril de 2024, com sede em Guimarães. A sua missão é integrar a investigação científica na prática clínica diária, promovendo uma abordagem colaborativa e interdisciplinar para melhorar os cuidados de saúde dos utentes. A visão da RICSP-AA é tornar-se um paradigma nacional, com referência internacional em investigação clínica aplicada.
Os principais objetivos da RICSP-AA incluem a incorporação da investigação clínica no quotidiano dos serviços de saúde, o desenvolvimento da capacidade de investigação entre os profissionais da ULS Alto Ave e a melhoria dos cuidados clínicos através da aplicação de resultados de investigação na prática clínica. A rede também visa promover colaborações interdepartamentais e divulgar os resultados dos projetos de investigação a nível nacional e internacional.
A RICSP-AA possui uma infraestrutura robusta, incluindo espaços físicos equipados para a realização de ensaios clínicos, estudos de intervenção e observacionais, prospetivos e retrospetivos. O plano de atividades incluí para além dos projetos de investigação, um plano de formação contínua para os profissionais da rede e um plano de sustentabilidade financeira. A monitorização das atividades será realizada através de ferramentas de gestão de projetos e feedback contínuo dos membros, com relatórios anuais detalhados das atividades realizadas e avaliação dos indicadores de desempenho.
A RICSP-AA pretende destacar-se como uma rede inovadora e colaborativa, comprometida em transformar a prática clínica através da investigação baseada em evidência, melhorando continuamente a qualidade dos cuidados de saúde prestados, com impacto positivo na saúde da comunidade.
BragaFirst: Rede de investigação baseada na prática em cuidados de saúde primários, representado pela Unidade Local de Saúde de Braga, EPE (ULS Braga)
Introdução: A PBRN (Practice-Based Research Network) BRAGAFirst da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga é uma rede colaborativa que reúne profissionais de saúde da ULS Braga, investigadores, académicos e os parceiros: 2CA-Braga, Centro de Medicina Digital P5 e Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho. Visa promover a excelência nos cuidados de saúde primários (CSP) através da condução de investigação clínica e epidemiológica multidisciplinar, baseada na prática clínica, que responda às necessidades reais dos cidadãos e da comunidade e dos prestadores de cuidados de saúde.
Objetivos: Investigação em colaboração, desenvolvimento de competências em metodologias de investigação e práticas baseadas na evidência, translação do conhecimento científico para a prática clínica, incorporação de soluções digitais em saúde, envolvimento dos cidadãos, melhoria dos cuidados de saúde prestados, influenciando as políticas de saúde.
Estratégia: Análise de situação de saúde na ULS Braga, que constituirá a base do processo de priorização da investigação e permitirá identificar necessidades não satisfeitas em relação aos principais programas de saúde da DGS. Estratificação da população pelo risco no SNS que possibilitará intervenções preventivas, antecipatórias e mais adequadas ao bem-estar individual. Potenciação da capacidade resolutiva dos cuidados de saúde primários em situações agudas, no diagnóstico e seguimento das situações crónicas, para uma maior eficiência e acessibilidade aos cuidados de saúde.
Conclusão: A PBRN BRAGAFirst da ULS Braga desempenhará um papel fundamental na melhoria contínua dos CSP, integrando investigação e prática clínica, promovendo a colaboração e a inovação e assegurando melhores resultados em saúde.
Research 2Care (R2Care), representado pela Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, EPE (ULS Almada-Seixal)
Num mundo em permanente mudança, com novas exigências e no qual a evolução da Medicina é constante, urge apostar em projetos de investigação que vão ao encontro das necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde. Esta aposta deve passar pelos Cuidados de Saúde Primários (CSP) – a porta de entrada do Serviço Nacional de Saúde. É fundamental quebrar as barreiras atuais, de forma a promover uma cultura de investigação que prime pela excelência científica da investigação nos CSP. Com vista a dar resposta a esta necessidade, surge a Research2Care.
A Research2Care constitui uma rede colaborativa multidisciplinar e multiprofissional de suporte à investigação nos CSP da ULS Almada-Seixal (ULSAS). Procura adotar um modelo sustentável, capaz de prestar apoio técnico-científico aos profissionais dos CSP interessados em realizar investigação. Será constituída por uma equipa de 12 elementos e seus parceiros (contactados mediante a necessidade dos projetos).
Os objetivos da Research2Care vão ao encontro das estratégias de promoção de investigação da European General Practice Research Network, tendo sido adaptados à realidade local:
- Facilitar o acesso dos profissionais dos CSP aos recursos técnico-científicos de apoio à investigação existentes no Centro Garcia de Orta, que integra a ULSAS;
- Mapear as barreiras em investigação nos CSP e desenvolver uma resposta dinâmica, robusta e personalizada face às necessidades dos profissionais;
- Quebrar o isolamento dos investigadores e promover a colaboração com os Cuidados Secundários, a Academia e outras instituições, de forma multidirecional.
- Criação de website/app, onde se concentrem informações de relevo (bolsas em vigor, projetos a decorrer, projetos finalizados com apoio da PBRN, formulários de candidatura para os investigadores, formulários para profissionais interessados em colaborar com projetos futuros ou em curso e, por último, formulários de parceria para instituições públicas ou privadas, sociais e associações científicas);
- Estabelecer uma cultura de investigação nos CSP e envolver os médicos internos numa cultura organizacional em que a investigação é uma atividade essencial da prática clínica;
- Aumentar a qualidade da produção científica dos CSP.
Numa perspetiva global, procurar-se-á aumentar as oportunidades de investigação e a qualidade dos projetos levados a cabo nos CSP, de forma a fomentar a prática clínica baseada na evidência e centrada na pessoa, melhorar a saúde da população e a eficiência do sistema de saúde.
Practice-Based Research Network das Beiras (PBRN das Beiras), representado pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (ULS Castelo Branco)
A Practice-Based Research Network das Beiras (PBRN das Beiras) é uma iniciativa destinada a promover a investigação clínica translacional nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) da região das Beiras. Com o suporte das Unidades Locais de Saúde (ULS) de Castelo Branco, da Cova da Beira, da Guarda e de Viseu Dão-Lafões, a rede pretende criar um ecossistema de investigação inovador e colaborativo nos seus CSP, integrando a academia, stakeholders comunitários e parceiros da indústria tecnológica e farmacêutica.
A missão central da PBRN das Beiras é a criação de uma cultura de investigação dentro dos CSP, focando-se na geração e translação de novo conhecimento científico, contextualizado, para a prática clínica rotineira. A estratégia de atuação da PBRN está orientada para o impacto clínico e sustentabilidade. Deste modo a PBRN dá primazia à investigação colaborativa de questões emergentes da prática clínica diária, promovendo projetos de investigação associados à introdução de inovações destinadas à melhoria contínua dos CSP.
Através da agregação e formação dos profissionais de saúde dos CSP das várias ULS como elementos proponentes ou atuantes de projetos de investigação, a rede assegura que as questões de investigação são orientadas para as necessidades aferidas pelos serviços de saúde, e pelos representantes da sociedade civil. Ao envolver parceiros académicos, tecnológicos e farmacêuticos, a PBRN pretende facilitar o acesso dos seus membros a fontes de conhecimento e inovação técnico-científica e, deste modo, potenciar e acelerar o impacto das atividades da PBRN na Saúde da população abrangida de 500 mil pessoas. Adicionalmente, o modelo sinérgico implementado apresenta também mais-valias no acesso a financiamento, pela proposta de valor que o ecossistema de investigação e implementação da PBRN das Beiras representa no ambiente competitivo de financiamento nacional e internacional, em particular para fundos da comunidade europeia.
Deste modo, a PBRN das Beiras pretende posicionar-se como uma referência nacional e internacional de boas práticas na investigação clínica baseada em valor.
Acompanhamento da execução dos projetos
Os projetos iniciam-se em novembro de 2024 e terminam, previsivelmente, em outubro de 2026.
De acordo com o artigo 12º e 13º do Regulamento, a AICIB acompanha a execução dos projetos através da:
- Análise de relatórios trimestrais;
- Análise do cumprimento do plano de atividades e calendarização prevista, assim como da evolução dos indicadores;
- Reuniões e/ou visitas;
- Análise do relatório final.
Informações adicionais: concursosaicib@aicib.pt (assunto: “BOLSA AICIB CSP”)