Investigação Translacional

A investigação translacional (IT) prende-se com a aplicação dos conhecimentos científicos no “mundo real”. Embora frequentemente entendida como dizendo apenas respeito à aplicação dos conhecimentos da investigação básica em estudos clínicos (etapa T1), a investigação de translação também inclui a aplicação dos resultados dos estudos clínicos nas políticas e práticas de saúde da comunidade (etapa T2).
Portanto, a IT é o processo de aplicação do conhecimento da biologia básica e dos ensaios clínicos a técnicas e ferramentas que atendem às necessidades médicas críticas. Ao contrário das ciências aplicadas, a IT é projetada especificamente para melhorar os resultados de saúde. Este tipo de Investigação utiliza, usualmente, uma equipa integrada de especialistas que se concentram em traduzir informações úteis dos laboratórios para as unidades de prestação de cuidados de saúde.
A expressão “bench-to-bedside”, associada à IT, é usada para descrever o processo pelo qual os resultados das pesquisas realizadas em laboratório são usados diretamente para desenvolver novas formas de tratar os pacientes.

Visão Estratégica para o Plano de Recuperação
Económica de Portugal 2020-2030

A investigação em saúde como instrumento para a recuperação económica.

“A área das ciências da saúde, que envolve também os centros de investigação e do desenvolvimento e o cluster nascente das biotecnologias aplicadas à saúde, que tao boa resposta deram durante a crise, deve ser objeto de um plano integrado de investimento que reforce as competências nacionais nesta área, ao mesmo tempo que possa criar condições para dinamizar o cluster da biosaúde, melhorar as técnicas de biotecnologia aplicadas ao diagnóstico, aos testes serológicos, à criação de bases de dados e ao desenvolvimento de medicamentos e dispositivos médicos com alto valor acrescentado. A capacitação nacional para a produção destes equipamentos pode criar uma fileira nova que é estratégica para o futuro. O setor das biotecnologias, em particular o que opera nas Ciências de Saúde tem um amplo futuro à sua frente e Portugal pode constituir um Hub internacional de investigação e desenvolvimento tecnológico nesta área, posicionando-se como uma das fábricas da Europa para produtos de elevado valor acrescentado como medicamentos, novas moléculas e dispositivos médicos.”
António Costa e Silva
in: Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030
Documento citado disponível aqui

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2018 refere que é pretendido ”Estabelecer que a AICIB tem por fins o apoio, financiamento e promoção da investigação clínica e de translação, bem como da inovação biomédica, através:

  1. Do desenvolvimento, da internacionalização e do progresso sustentado e cooperativo da atividade de investigação clínica;
  2. Da promoção de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e de cooperação entre as unidades de cuidados de saúde, instituições científicas e académicas e outras organizações que atuam neste âmbito;
  3. Da valorização do potencial da investigação clínica e de translação para a criação de valor acrescentado para os doentes, para o sistema de saúde e para a formação superior na área da saúde, com vista à contínua melhoria e excelência da prestação de cuidados médicos;
  4. Do estímulo e coordenação, a nível nacional, das atividades de inovação biomédica e de economia do conhecimento na área da saúde.”

EATRIS Portugal – Research Centers

InstitutionMain contact person for EATRISCONTACT DETAILS
i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
André Albergariainfo@i3s.up.pt
3Bs Research Institute
Rui L. Reisinfo@i3bs.uminho.pt
iBB-Institute for Bioengineering and Biosciences / Stem Cell Engineering Research Group (SCERG)
Cláudia Lobato da Silvaibb@ibb.pt
ICVS/2CA-Braga (Life and Health Sciences Research Institute / Clinical Academic Centre – Braga, Association)
Nuno Jorge Carvalho de Sousaicvs.sec@med.uminho.pt
Champalimaud Foundation
António Parreirainfo@fundacaochampalimaud.pt
Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto)
Prof. Rui Henriquediripo@ipoporto.min-saude.pt
Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes
Pedro Silvaimm@medicina.ulisboa.pt
Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT)/ Institute of Nuclear Sciences Applied to Health (ICNAS) / University of Coimbra (UC)
Miguel Castelo-Brancocibit@uc.pt
icnas@uc.pt

CNC – Center for Neuroscience and Cell Biology; University of Coimbra
Luís Fernando Pereira de Almeidadirecao@cnc.uc.pt
AIBILI - Association for Innovation and Biomedical Research on Light and Image
José Cunha-Vazaibili@aibili.pt
iBET - Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica
Paula Alvesinfo@ibet.pt
NOVA Medical School (NMS), Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) - Chronic Diseases Research Center (CEDOC)
Antonio Jacintocedoc@nms.unl.pt
reitoria@unl.pt
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Alexandre Lourençocasec@chuc.min-saude.pt
Institute of Biomedicine (IBIMED)
Maria Teresa Herdeirogeral@ua.pt