A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) comunicou os resultados provisórios da primeira avaliação e financiamento plurianual dos Centros Académicos Clínicos (CAC) a todos os candidatos.
A avaliação externa dos CAC é coordenada pela FCT, que delegou na AICIB conjuntamente com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), em estreita articulação com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Direção-Geral da Saúde (DGS) e ouvido o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos (CNCAC).
O período de submissão de candidaturas decorreu de 10 de janeiro a 11 de abril deste ano, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso.
Foram apresentadas e admitidas 12 candidaturas, tendo sido provisoriamente selecionadas 7 candidaturas para financiamento, representando um investimento total de 1.4 milhões de euros, suportado por fundos nacionais inscritos no orçamento da FCT.
A avaliação das candidaturas e a elaboração da proposta de classificação global e de financiamento competiu a um painel de avaliação independente, constituído por cinco (5) avaliadores de mérito e competência internacionalmente reconhecidos. Cada proposta foi avaliada e classificada com base em 3 critérios: a) mérito da articulação institucional; b) valorização da colaboração; e c) organização colaborativa, tendo sido proposto financiar as candidaturas que obtiveram uma classificação global igual ou superior a “suficiente” (2.5 pontos), numa escala de 0 a 5, conforme previsto no Guião de Avaliação.
O processo de avaliação envolveu a análise das candidaturas, a apresentação pública dos CAC seguida de discussão com o painel de avaliação e a avaliação presencial, com visita do painel de avaliação a cada CAC, que ocorreu durante os meses de setembro e outubro.
Encontra-se a decorrer o período de audiência prévia, conforme consagrado no Código do Procedimento Administrativo em vigor, e previsto no n.º 1 do artigo 16.º do Regulamento n.º 735/2021 que estabelece os termos da avaliação externa dos centros académicos clínicos.