No passado dia 7 de julho de 2023, a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) organizou, no âmbito do Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal (CIÊNCIA 2023): Ciência e Oceano para além do Horizonte, a sessão temática “Oceanos: Um Mar de Oportunidades para a Saúde”.
Com a participação de oradores de renome, criou-se uma interessante discussão sobre o potencial dos oceanos e o seu impacto na saúde humana. Os oceanos desempenham um papel crucial na saúde global, fornecendo recursos alimentares, medicinais e terapêuticos, além de oferecerem oportunidades recreativas e inspiração para a nossa mente.
Após a abertura por Catarina Resende, Presidente da AICIB, a sessão iniciou com a apresentação de Sónia Cruz (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, CESAM) intitulada Os segredos da biodiversidade marinha: uma lição sobre lesmas do mar fotossintéticas. A investigadora reforçou a importância da investigação fundamental para o futuro da sociedade e, de seguida, debruçou-se sobre um metabolismo peculiar: o seu objetivo é identificar os mecanismos moleculares que possibilitam a retenção e a manutenção de uma estrutura proveniente de células vegetais, os cloroplastos, dentro de células da lesma do mar (Elysia viridis). E é no muco destas lesmas que está a ligação à saúde: os resultados preliminares apontam para uma atividade antimicrobiana do muco, mostrado através da elevada atividade de inibição de uma estirpe de Pseudomonas aeruginosa isolada de uma úlcera diabética.
Após esta apresentação, o investigador Ralph Urbatzka, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), apresentou-nos Exploração da biodiversidade marinha para doenças humanas. “Ainda existe muito por descobrir no ambiente marinho”, refere o investigador que menciona esta como uma das principais fontes de compostos bioativos ao nosso alcance. A sua investigação centra-se principalmente na Biotecnologia Marinha, sendo exemplo disso os resultados apresentados para o peixe-zebra (Danio rerio) no contexto da diabetes, ou das cianobactérias nas doenças metabólicas.
De seguida, a investigadora Ana Rita Ribeiro, do Blue Bioeconomy CoLAB (B2E) explorou, na sua apresentação O Oceano, a Inovação e a Criação de Valor no sector da saúde, o papel da B2E na promoção da ligação entre a investigação e o mercado, de forma a criar valor acrescentado a nível social e económico. A sua ação é realizada a diferentes níveis, desde a análise dos recursos marinhos naturais, passando pela Biotecnologia marinha e pela aquacultura sustentável.
Após as intervenções, seguiu-se uma Mesa Redonda com todos os oradores, e moderada por Nuno Sousa, Vice-presidente da AICIB, onde se discutiram as ideias apresentadas e se estabeleceram potenciais pontos de contacto e de trabalho futuro, focando os desafios atuais: como estabelecer a ponte entre a academia e a indústria e como proteger estes recursos essenciais à nossa saúde e bem-estar.
Veja o vídeo resumo do Ciência 2023 aqui.