Agenda

The African Union-European Union Innovation Platform – HORIZON-EIE-2024-CONNECT-01-01

Vai ser lançada a 11 de janeiro com encerramento a 25 de abril de 2024 a chamada ao tópico “The African Union-European Union Innovation Platform – HORIZON-EIE-2024-CONNECT-01-01” na qual o  European Innovation Ecosystems convida à apresentação de projetos inovadores a promover com entidades africanas. 

Caso tenha interesse em saber mais sobre este tópico pode-se inscrever numa sessão de esclarecimento de dúvidas diretamente com a EISMEA, entidade responsável pela criação e gestão desta oportunidade, realizando a sua inscrição aqui. A sessão decorrerá em formato online pelas 10:00 no dia 18 de janeiro de 2024.

No seu conjunto a iniciativa tem como objetivo financiar a plataforma de implementação da agenda estratégica de inovação União Africana (UA) e da União Europeia (EU) envolvendo entidades de diversas naturezas africanas e europeias, nomeadamente, redes de start-ups, academia, empresas, centros de I&D, ONG, instituições financiadoras internacionais, incubadoras e aceleradoras. Esta ação irá reforçar as ligações entre os ecossistemas de inovação nos dois continentes em quatro áreas prioritárias: Saúde Pública, Transição Verde, Inovação & Tecnologia e Capacitação para a Ciência.

O reforço da cooperação em matéria de investigação e inovação (I&I) entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE) é uma prioridade fundamental da Comunicação da UE “Rumo a uma estratégia abrangente para África”, na qual o papel da I&D é reconhecido como um motor do crescimento económico sustentável e inclusivo e da criação de emprego, reduzindo assim a pobreza e as desigualdades.

Em concreto o tópico visa:

  1. Apoiar a implementação do Programa de Inovação UA-UE através da criação de uma plataforma de convocação que permita a elaboração e a proposta de modalidades de implementação de ações específicas a curto prazo para duas áreas temáticas como as “Questões transversais” e  as “Capacidades para a ciência”, com o objetivo de promover o estabelecimento de ligações e redes entre as partes interessadas ao longo das cadeias de valor da inovação, desde a geração de ideias até ao desenvolvimento e implementação de inovações, incluindo os sectores público e privado, as organizações de ensino superior e de investigação, as instituições financeiras e as organizações da sociedade civil;
  2. Envolver os cidadãos nos ecossistemas de inovação, a fim de melhorar a aceitação social dos resultados da inovação e valorizar a inteligência criativa e coletiva, assegurando igualmente a igualdade de género e a participação ativa dos jovens;
  3. Reforçar a coordenação e a cooperação entre os programas de inovação da UA e da UE e as várias instituições de execução, assegurando a transferência de conhecimentos, o reforço das capacidades e as oportunidades de mobilidade, em conformidade com as necessidades socioeconómicas dos países ou regiões da UA e da UE em causa.
  4. Facilitar a organização de reuniões anuais ou bianuais com as principais partes interessadas na inovação da UE e da UA, proporcionando um fórum de discussão e planeamento da implementação de outras ações a curto, médio e longo prazo da Agenda de Inovação UA-UE;
  5. Fornecer apoio adicional às pequenas e médias empresas (PME) financiadas pelo Eureka, que beneficiaram anteriormente de projetos de avaliação da viabilidade (VAP) no âmbito do Eureka Innowwide, encurtando o tempo de colocação no mercado das suas soluções inovadoras e melhorando a aceitação das inovações nos países europeus e africanos.

Notícias Relacionadas