Conheça as principais iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível europeu.



Cluster Saúde: O Programa de Trabalhos do Cluster Saúde para 2025 deverá sair a seguir à Páscoa. Entretanto, os NCPs Saúde estão a preparar sessões informativas – online e presenciais – para apresentar os próximos concursos e outras oportunidades de financiamento europeu na área da saúde. Estas sessões contarão também com a presença dos NFPs do EU4Health e NCP do Programa Europa Digital (DEP).
Consulte aqui toda a informação sobre as sessões.
À semelhança de anos anteriores, a Comissão Europeia vai realizar um Infoday (remoto) dedicado ao Cluster Saúde, no dia 22 de maio.


Missão Cancro: A Comissão Europeia irá promover os Infodays -EU_Missions em todas as cinco Missões Europeias, de modo a apresentar os concursos para o ano de 2025. A sessão da Missão Cancro será na manhã de dia 23 de maio. A sessão será online, mas deverá registar-se no evento. A rede NCP4Missions está a organizar o evento de Brokerage das Missões para os dias 26 e 27 de maio.


EDCTP3: A primeira fase dos concursos de 2025 encerrou com 287 propostas submetidas. O processo de submissão de segunda fase (para consórcios convidados a submeter proposta completa) iniciar-se-á a 2 de setembro. Boa sorte a todos os que participaram!


EP PerMed: A Parceria Europeia em Medicina Personalizada (EP PerMed) irá realizar nos dias 3 a 6 de junho a primeira EP_PerMed Summer School 2025 em Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo, em Palermo, Itália.
A EP PerMed publicou as Guidelines for Data Reusability for Personalised Medicine Researchers.
Decorreu, no passado dia 31 de março, a “Segunda Mesa-Redonda Espanha-Portugal em Medicina Personalizada”, organizada pela EP_PerMed. A gravação do evento poderá ser visualizada aqui.


PARC: A Parceria Europeia para Avaliação do Risco dos Químicos (PARC) está a promover o curso NAMs and hazard assessment of chemicals, que terá lugar em Brno, Chéquia, entre 11 e 13 de junho.


ERA4Health: A Parceria Europeia ERA4Health irá realizar o 3º Workshop sobre Sinergias, no dia 10 de junho, remotamente. Este evento abordará as possíveis sinergias com os Fundos Estruturais Europeus e de Investimento e promoverá debates sobre novas oportunidades de financiamento para a investigação em saúde na Europa.
No dia 13 de maio, a ERA4Health promove a sessão GenerativeAI in Healthcare: Advancing Innovation While Ensuring Equity and Responsibility. Não perca, registe-se aqui.


HNN3.0: A rede europeia de NCPs Saúde HNN3.0 já abriu as inscrições para o evento de Brokerage que terá lugar nos dias 5 e 6 de maio. Não perca esta oportunidade de dar a conhecer a sua investigação e áreas de interesse, bem como, encontrar parceiros para futuros consórcios nos concursos de 2025.



Digital Europe Programme (DEP): O programa de trabalhos 2025-2027 já foi publicado e conta com um orçamento de 1,3 biliões de euros. Pretende reforçar a soberania tecnológica da Europa, através do desenvolvimento de Inteligência Artificial, cibersegurança, competências digitais e infraestruturas de cloud e dados. O programa inclui várias oportunidades específicas para a área da saúde ou onde a saúde é uma das possíveis aplicações. Venha conhecer estas oportunidades num dos nossos infodays!


HERA: A Health Emergency Preparedness and Response Authority(HERA) está a promover os HERA Industry Days 2025. Este evento reunirá os principais stakeholders da indústria, inovadores e decisores políticos para promover a inovação em contramedidas médicas (MCM) e melhorar a colaboração estratégica na área da preparedness em saúde.
A HERA tem também atualmente abertos os seguintes concursos:
· Development of a rapid point-of-care antimicrobial susceptibility testing diagnostic medical device


European Innovation Council (EIC): O EIC Pathfinder Call 2025 tem aberto até 29 de outubro o concurso Generative-AI based Agents to Revolutionize Medical Diagnosis and Treatment of Cancer. Para mais informações contacte os NCPs do EIC, na ANI.


A Comissão Europeia está a preparar uma Estratégia para as Ciências da Vida. Da saúde humana e animal à alimentação e agricultura, a inovação nas ciências da vida pode transformar setores cruciais, impulsionar a sustentabilidade e reforçar a competitividade da Europa.
Pode contribuir para a definição dando a sua opinião até dia 17 de abril.


A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre o futuro Plano de Ação Europeu para reforçar a cibersegurança dos hospitais e prestadores de cuidados de saúde. Este setor tem sido, entre os setores críticos, o mais visado por incidentes de cibersegurança. O novo plano visa responder a estas ameaças urgentes. Participe, até 30 de junho, nesta consulta pública e ajude a definir as recomendações europeias para proteger melhor o setor da saúde.


Peritos: A HaDEA está à procura de peritos para serem avaliadores dos próximos concursos. Se tem experiência profissional numa das áreas indicadas no anúncio, registe-se na área de peritos da Comissão Europeia.
Assista também, no dia 19 de junho, ao seminário sobre este tema: How to become an expert for Horizon Europe
Se tiver interesse nesta informação, e se ainda não recebe a nossa Newsletter, inscreva-se através do link.
Se necessitarem de ajuda ou algum esclarecimento, contactem os NCPs!