Entre 14 e 19 de junho de 2025, a AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) / PLICIB (Plataforma Lusófona em Investigação Clínica e Inovação Biomédica) empreendeu uma missão à cidade de Kigali, no Ruanda, para, em representação nacional, participar na Assembleia-Geral da EDCTP3 e no Fórum de 2025 da EDCTP (Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos).
No que respeita à Assembleia-Geral da EDCTP3, a comitiva portuguesa, com elementos da AICIB e da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), fez-se acompanhar de uma representante de Cabo Verde (Presidente do INSP – Instituto Nacional de Saúde Pública, Doutora Maria da Luz Lima), país em fase adiantada de adesão à Associação EDCTP, num processo em que está a contar com o apoio ativo da PLICIB. Para além da reunião ordinária com os Estados-Membros Europeus e Africanos, foi organizada uma Sessão específica para os países “aspirantes” à EDCTP, na qual foi igualmente discutida, no cômputo dos PALOP, a possibilidade de adesão de Angola e São Tomé e Príncipe.
O Fórum EDCTP, por sua vez, contou com uma forte presença lusófona, em número e em ações. Pela PLICIB, estiveram presentes a Coordenação Executiva (AICIB), a Coordenação Científica (IHMT – NOVA), e Membros do Conselho Científico, nomeadamente da Guiné-Bissau e de Moçambique. O evento teve um total de 1214 participantes (europeus, africanos e de outras partes do mundo), oito Sessões Plenárias, quinze Sessões Paralelas e dezoito Simpósios Científicos. A PLICIB teve a oportunidade de operacionalizar um dos Simpósios Científicos, com honras de Auditório Principal, na qual apresentou o seu plano executivo e científico.
Para além da dimensão estratégico-executiva, a missão contribuiu para o reforço da rede de colaborações entre a comunidade científica portuguesa e instituições de países da África subsaariana.
Veja mais fotos do evento na notícia no site da PLICIB.