A Ordem dos Médicos (Lisboa) acolheu, no passado dia 4 de junho de 2025, a Sessão Pública de Lançamento do Hub Nacional para a Saúde do Cérebro (HNSC), que reuniu cerca de 100 participantes.
Coordenado pela AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, o HNSC nasce de um processo colaborativo que envolve mais de 120 instituições nacionais de vários setores ligados à saúde do cérebro.
Este Hub surge com o objetivo de estruturar e fortalecer a comunidade nacional de I&I em Saúde do Cérebro, promovendo:
- O alinhamento entre estratégias nacionais, políticas governamentais e prioridades europeias.
- A maximização da participação nacional em oportunidades internacionais de financiamento.
- A colaboração, valorização e integração dos resultados científicos nos sistemas e políticas de saúde.
Os principais destaques do evento foram a apresentação do HNSC e o lançamento do Documento de Posição Conjunta “Estratégia e Prioridades Nacionais para a Saúde do Cérebro”, como base para um debate enriquecedor em mesa-redonda com representantes da Academia, Saúde e Cuidados, Setor Empresarial, Doentes e Sociedade Civil, e Administração Pública.
Bem como a participação de um painel internacional de especialistas de renome, tais como: Catherine Marquer (Coordenadora Científica na Agence Nationale de la Recherche de França), Thomas Gasser (Investigador na Universität Tübingen da Alemanha) e Philippe Fossati (Investigador no Paris Brain Institute de França), acerca da perspetiva europeia e o seu enquadramento estratégico nos desafios e oportunidades na área.
Leia e subscreva o Documento de Posição Conjunta, que apresenta 5 recomendações-chave através de uma abordagem multidisciplinar que permitirá avanços significativos na área aqui.
Conheça melhor a iniciativa do HNSC aqui.





