No dia 29 de outubro de 2025, realizou-se a 4.ª edição do RISE-Day, o encontro anual do Laboratório Associado RISE – Health Research Network, sob o mote “Bridging science and community for better health”, na Universidade de Aveiro. O evento reuniu dezenas de investigadores, estudantes e profissionais de saúde.
O programa integrou sessões científicas, debates temáticos, apresentações de pósteres e palestras de oradores convidados, entre os quais Eugénio Campos Ferreira (Centre of Biological Engineering, Universidade do Minho), que abordou o tema “Reformar a Avaliação da Investigação: Caminho e Desafios do Capítulo Nacional Português da Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA)”.
A Keynote Lecture esteve a cargo de Onil Bhattacharyya, médico de família e investigador no Women’s College Hospital (Toronto), e co-chair da Canadian Primary Care Research Network. Na sua palestra, intitulada “Primary Care Research Networks: Strategies to Build an Evidence Base for Primary Care”, Bhattacharyya destacou o papel das redes de investigação em cuidados primários (PBRN – Practice-Based Research Networks) na produção de evidência robusta que apoie a prática clínica e a organização dos sistemas de saúde. Sublinhou ainda os desafios específicos da investigação em contextos de cuidados primários e apresentou exemplos internacionais de sucesso na criação de redes colaborativas entre clínicos, investigadores e decisores. Ler abstract aqui.
A sessão foi moderada por Sandra Amaral, da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, e por Inês Rosendo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra / RISE Health, tendo proporcionado uma reflexão partilhada sobre como aprender e adaptar boas práticas internacionais à realidade nacional da investigação em cuidados de saúde primários.
Para mais informação consultar:
LinkedIn RISE – Health Research Network

Da esquerda para a direita: Sandra Amaral e Inês Rosendo (Créditos: Universidade de Aveiro).





