O Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021 com o projeto “VIA VERDE INVESTIGAÇÃO CHS”. Este projeto consistiu na implementação de um conjunto de ações que visam facilitar e agilizar a implementação e a execução de projetos de investigação.
As principais ações desenvolvidas foram:
- Elaboração de guiões orientadores para os investigadores sobre tipos e desenhos de estudo, metodologias e processos burocráticos envolvidos, e respetiva disponibilização na intranet;
- Desmaterialização do processo burocrático, através do estabelecimento do um circuito via e-mail;
- Contratação de um Coordenador de Estudos.
O projeto contou com a parceria da @NOVA Clinical Research Unit (NOVA-CRU) que se revelou essencial na execução, suporte e promoção da investigação clínica, assim como na articulação com entidades externas. A contribuição da NOVA CRU estende-se além deste projeto, a CRO constitui ainda a porta de entrada para os ensaios clínicos no CHS.
O projeto foi implementado com sucesso, e, na sua sequência, a instituição espera:
- Aumentar o número de estudos clínicos no CHS, o número de participantes em EC, a taxa de recrutamento e o número de visitas realizadas no contexto de EC;
- Reduzir os tempos de tramitação interna dos processos, como o tempo de resposta a propostas de feasability.
Nos indicadores avaliados pelos Prémios ACIB, entre 2020 e 2022, destaca-se o aumento do número de estudos clínicos (iniciados), tanto estudos da iniciativa do investigador (de 34 para 48) como ensaios clínicos (de 4 para 9); a redução do tempo médio de processamento interno dos pedidos de estudos de iniciativa do investigador de 3,5 para 1,5 meses; e o aumento da taxa de recrutamento de doentes de 72% para 95%.