O Champalimaud Centre for the Unknown (CCU) do Centro Clínico Champalimaud (CCC) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021 com o projeto “CF Clinical Studies Platform”. Este consistiu no desenvolvimento da uma plataforma digital que funciona como estrutura de apoio ao desenho e implementação de estudos clínicos. A plataforma tem 3 funções principais:
- centralizar recursos e informação relativa aos estudos clínicos;
- constituir uma base de dados dos estudos desenvolvidos na CCU;
- servir como canal institucional para submissão e monitorização de pedidos de avaliação clínica e ética de estudos de investigação.
O projeto pretende integrar unidades de apoio existentes com novas ferramentas digitais e introduzir grupos de trabalho multidisciplinares com diferentes partes interessadas, nomeadamente doentes e público em geral. O primeiro grupo de trabalho constituído foi na área das Neurociências e reúne a equipa clínica, a equipa de investigação básica e a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger.
A instituição destaca a importância da cocriação e feedback contínuo dos diferentes utilizadores da plataforma que constitui em simultâneo um desafio e um fator de sucesso num projeto deste tipo.
Após a implementação do projeto com sucesso, a instituição antecipa o aumento do número de estudos clínicos implementados, a redução dos tempos relativos a processos administrativos, e a redução da burocracia e uso de papel.
Nos indicadores avaliados pelos Prémios AICIB, entre 2020 e 2022, destaca-se a redução do tempo médio entre submissão do estudo e assinatura do contrato financeiro de 60 para 30-45 dias; e a redução do tempo médio de recrutamento do primeiro doente de 30 para 20 dias.