O Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CIC-CAML) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) foi um dos 3 distinguidos com menção honrosa na 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021 com o projeto que consistiu em duas iniciativas:
- Implementação de um novo regulamento interno para a investigação clínica. O objetivo foi centralizar o processo de submissão de estudos clínicos no CIC-CAML e facilitar a submissão e aprovação dos estudos no Centro.
- Implementação de um programa de indicadores-chave de desempenho (KPIs) da atividade de investigação. Os indicadores abrangem as múltiplas facetas da investigação clínica, incluindo as áreas administrativa, financeira e clínica. A sua função é monitorizar e avaliar o desempenho do centro, tal como identificar aspetos com necessidade de melhoria. É feito um relatório mensal com esta informação.
Como resultado, o Centro espera melhorar a organização interna, reduzir o tempo de implementação dos estudos no Centro, otimizando o desempenho do CAML em estudos clínicos.
Nos indicadores avaliados pelos Prémios AICIB, entre 2020 e 2022, destaca-se o aumento do número de estudos da iniciativa do investigador (iniciados) de 2 para 10; o aumento do número de ensaios clínicos (iniciados) de 43 para 70; a redução do tempo médio entre submissão do estudo e assinatura do contrato financeiro pela unidade de saúde de 50 para 25 dias; e a redução do tempo médio de recrutamento do primeiro doente de 45 para 32 dias.
O Centro sublinha a importância de ter recursos humanos especializados e dedicados às diversas atividades de um centro de investigação.