Na semana passada, a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen publicou “cartas de missão” para o seu novo gabinete de comissários, partilhando a sua visão e definindo as suas prioridades. Estas cartas enaltecem o progresso e a cooperação que temos vindo a observar nos últimos anos, mas também transmitem o sentimento de responsabilidade e as grandes expectativas dos europeus numa altura de grande instabilidade.
“As part of this, I would like to ensure the implementation of the European Beating Cancer Plan (EBCP). You should draw on this work to design a common approach in other areas, looking in particular at mental health, cardiovascular diseases, degenerative illnesses, autism and other non-communicable diseases.” Ursula von der Leyen, em carta a Olivér Várhelyi, Comissário-designado para a Saúde e o Bem-Estar dos Animais, numa clara alusão a como a luta contra o Cancro e todos os esforços e atividades realizadas nos últimos anos deverão servir de modelo para uma europa mais igualitária e saudável.
Por sua vez, na sua carta a Ekaterina Zaharieva, Comissária designada para a área das startups, investigação e inovação, são muitas as referências a destacar, desde o Espaço Europeu de Investigação, passando pelas Missões Europeias e ao Horizonte Europa. A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) é a entidade portuguesa que representa os interesses da comunidade de investigação nacional na área da saúde em diversos fóruns europeus, vendo por isso com agrado a referência a uma maior aposta no programa Horizonte Europa, Missões e Programas Quadro.
Leia as Cartas de Missão aqui
Para além disso, nas suas atividades, a AICIB em vindo a contribuir de forma impactante para a implementação de vários dos objetivos descritos nas “cartas de missão”. No âmbito do cancro, Establishing of Cancer Mission Hubs: Networks and Synergies é um projeto coordenado pela AICB e que visa criar uma rede de National Cancer Mission Hubs (NCMHs) que por sua vez irão envolver as suas comunidades nacionais, em diálogos e ações colaborativas em torno de políticas de saúde e de investigação na área do cancro. O ECHoS visa criar um impacto real nos cuidados e na investigação sobre o cancro, apoia plenamente e contribui para a realização destes objectivos.
Saiba mais sobre o ECHoS e conheça os National Contact Points.