Em março de 2024, a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica – AICIB lançou a Bolsa AICIB Cuidados de Saúde Primários (CSP), para atribuir 20.000€ a cada uma das 4 melhores candidaturas.
O objetivo desta Bolsa é financiar projetos de criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em cuidados de saúde primários (CSP) e, através delas, apoiar a realização de estudos e ensaios clínicos em Portugal, procurando contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde. O modelo proposto para estas estruturas foi o de Practice-Based Research Networks (PBRNs).
A AICIB recebeu 10 candidaturas, destas 7 foram consideradas admissíveis a concurso e 4 foram selecionadas para receber a Bolsa.
Os 4 projetos vencedores da Bolsa AICIB Cuidados de Saúde Primários são:
- Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), representado pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave, EPE (ULS Alto Ave);
- BragaFirst: Rede de investigação baseada na prática em cuidados de saúde primários, representado pela Unidade Local de Saúde de Braga, EPE (ULS Braga);
- Research 2Care (R2Care), representado pela Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, EPE (ULS Almada-Seixal);
- Practice-Based Research Network das Beiras (PBRN das Beiras), representado pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (ULS Castelo Branco).
Cada projeto selecionado estabeleceu um protocolo de colaboração com a AICIB e terá de enviar relatórios de progresso do mesmo à AICIB e será acompanhado por uma equipa da AICIB. Os projetos tiveram início no mês de novembro de 2024 e têm a duração de 24 meses.
Brevemente serão publicados os resumos dos projetos premiados aqui.