No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado em 4 de fevereiro, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), promove uma reunião no Auditório Principal do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). A convite das entidades organizadores, a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) estará presente no evento, bem como especialistas, profissionais de saúde e representantes de outras instituições nacionais.
Sob o tema “Fomentar Colaborações, Fortalecer as Redes”, a iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre a epidemiologia em Portugal e o envolvimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na assistência clínica aos doentes, descritos exemplos organizacionais atuais e os meios disponíveis para expandir a capacidade de resposta do SNS através dos mecanismos de solidariedade da União Europeia.
Em Portugal, as doenças oncológicas são a segunda causa de mortalidade e a principal causa de perda de anos de vida potenciais. A Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro, Horizonte 2030, priorizou a formalização da rede de referenciação em oncologia como uma estratégia central da promoção da equidade de acesso, da melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e da otimização dos recursos.
O processo de formalização da rede de referenciação em oncologia deve integrar todas as capacidades e competências disponíveis no SNS. Contudo, as atuais redes de referenciação hospitalar, centradas nas especialidades médicas hospitalares, é insuficiente para este propósito.
Participe neste evento. Consulte o Programa provisório.