Notícias

6.ª Edição do “Prémio Maria de Sousa”

16/01/2026

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Maria de Sousa 6.ᵃ edição – 2026, promovido pela Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL em homenagem à imunologista e grande investigadora portuguesa Maria de Sousa.

O Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar jovens investigadores portugueses, de idade igual ou inferior a 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num Centro Internacional de Excelência.

No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros por um máximo de cinco vencedores. As candidaturas têm de ser apresentadas individualmente, não sendo admitidas candidaturas por grupos de investigadores.

O prazo limite para submissão de candidaturas é 31 de maio de 2026.

Para o neurocientista Rui Costa, Presidente do Júri do Prémio Maria de Sousa, esta distinção assume um significado particular, uma vez que “a Prof. Maria de Sousa defendia uma ciência assente na independência de pensamento, na internacionalização e na superação dos limites do conhecimento. Este prémio reflete essa visão e convida os jovens investigadores portugueses a apresentarem projetos que a concretizem”.

Para além de Rui Costa, o júri integra investigadores com uma relação próxima com Maria de Sousa: Miguel Castelo-Branco, Diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da Universidade de Coimbra; Maria Manuel Mota, CEO do Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIIM), Joana Palha, Professora Catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho; e João Relvas, investigador e Group Leader no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).

O regulamento, submissão de candidatura e mais informação estão disponíveis aqui.

Notícias Relacionadas