Notícias

Newsletter Informação Saúde Horizonte Europa – março 2026

19/03/2026

Conheça as principais iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível europeu.

Cluster Saúde: A rede europeia de NCPs Saúde HNN3.0 preparou um documento onde pode encontrar as questões sobre os concursos do cluster Health 2026 que foram colocadas durante o Infoday realizado pela Comissão Europeia, no dia 10 de fevereiro. Pode também rever todo o Infoday e encontrar no Programa de Trabalhos do Cluster Health todos os 18 concursos de 2026.

Missão Cancro: A 5.ª edição do Código Europeu Contra o Cancro foi oficialmente lançada a 4 de fevereiro, em todas as línguas da EU. Veja a versão em português. Este código consiste em 14 recomendações dirigidas à população, baseadas em dados científicos atuais sobre fatores relacionados com os comportamentos pessoais, fatores ambientais e intervenções médicas. Em acréscimo, existem também 14 recomendações para os decisores políticos.

Innovative Health Initiative (IHI): No seguimento das sessões informativas dos IHI Call days, a rede europeia de NCPs Saúde HNN3.0, preparou um documento onde pode encontrar as questões colocadas sobre os concursos da Call 12 da parceria Innovative Health Initiative.  

ERDERA: Parceria Europeia para as Doenças Raras tem aberto até dia 7 de abril, o concurso Networking Support Scheme, para apoiar a organização de eventos transnacionais de networking que promovam a partilha de conhecimento e a colaboração entre clínicos, investigadores e doentes/associações de doentes.

EP Permed: A Parceria Europeia em Medicina Personalizada (EP PerMed) mantém aberta a primeira Call for Tender on Surveys 2026 – Assessment and Analysis of Genetic Testing. O tema do concurso é a avaliação e análise de testes genéticos relacionados com abordagens de medicina personalizada em diferentes países e sistemas de saúde. A data-limite de submissão é 17 de março.

OHAMR: A Parceria Europeia “Uma Só Saúde e Resistência aos Antimicrobianos” (OH AMR) já anunciou o Scientific Advisory Board(SAB), o qual irá providenciar aconselhamento à Parceria sobre questões científicas, de investigação, inovação e políticas no âmbito da One Health e resistência aos antimicrobianos. Um dos 16 peritos do SAB é José Artur Paiva, professor da FMUP, chefe do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e, até final de 2025, diretor do programa nacional para a Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

ERA4HEALTH:ERA4Health irá realizar, no dia 24 de março, a sessão remota Strengthening the path from research to practice, dedicada a explorar como as descobertas científicas podem passar da investigação para a prática de saúde no mundo real.

Permanece aberto o programa de formação Implementation of AI Tools in Biomedical Research and Healthcare dedicado ao uso de ferramentas de investigação potenciadas por inteligência artificial. É uma formação em duas fases: Sessão online de 16–17 de março e Workshop presencial 15–16 de abril,  em Paris. O registo é aberto, mas a participação é prioritariamente dirigida a investigadores financiados por projetos ERA4Health.

BrainHealth: A Parceria BrainHealth convida todos a participarem no evento promovido durante a Brain Awareness Week, em Bruxelas. Esta sessão interativa reunirá diversas vozes da comunidade de saúde do cérebro para discutir os objetivos da Parceria e de que forma a colaboração interdisciplinar está a moldar o futuro da investigação e inovação em saúde cerebral em toda a Europa.

Veja o programa e inscreva-se.

PARC: A Parceria Europeia para Avaliação do Risco dos Químicos (PARC), está a promover duas sessões de formação online sobre Poluição e saúde pública: insights a partir das emissões de cloro-alcali e trihalometanos na água potável. A primeira sessão será dias 24 e 25 de março, e a segunda nos dias 7 e 8 de abril.

Inscreva-se aqui.

BeReady: Parceria Europeia em Preparação para Pandemias, BEREADY, mantém aberto o concurso de 2026 Advancing knowledge of host and pathogens dynamics to better combat emerging diseases.A data-limite de submissão das pré-propostas é 13 de abril.

HOP-ON: O HOP-ON do Horizonte Europa visa impulsionar o I&D&I em toda a União Europeia, em especial nos países com menor capital de inovação, países widening, nos quais Portugal se enquadra. Este concurso, aberto até 24 de setembro, permite alargar a participação de entidades estabelecidas em países widening a projetos já aprovados. Consulte a lista de projetos elegíveis para candidatura, na plataforma GNAD (terá de estar registado para aceder). Para mais informações, consulte os NCPs do programa Widening.

DEP: Mantém-se aberto até 31 de março, o concurso DIGITAL-ECCC-2025-DEPLOY-CYBER-09-COORDPREP-Coordinated Preparedness Testing (€ 10M) dirigido a setor da saúde, do  European Cybersecurity Competence Centre (ECCC). Este concurso está integrado no programa de trabalhos para a cibersegurança 2025-2027, acompanhado, em Portugal, pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Qualquer dúvida deverá ser endereçada ao CNCS-NCC-PT .

Saiba mais sobre o Cyber Resilience Act (CRA) – o novo plano da União Europeia para garantir que todos os produtos digitais estão seguros contra ameaças cibernéticas. 

Se tiver interesse nesta informação, e se ainda não recebe a nossa Newsletter, inscreva-se através do link.

Se necessitarem de ajuda ou algum esclarecimento, contactem os NCPs!

Notícias Relacionadas