Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – maio 2022

06/05/2022

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Encerraram os concursos de 2022 de fase única. Foram submetidas um total de 342 propostas. Os resultados deverão ser divulgados no verão de 2022.

Missão Cancro: Os concursos de 2021 encerraram o mês passado, tendo sido submetidas 106 candidaturas no total dos três tópicos. Os resultados deverão ser conhecidos no verão de 2022.O programa de trabalhos das Missões será publicado em breve. Prevê-se que os concursos de 2022 abram ainda durante o mês de maio, com uma dotação orçamental prevista de cerca de 125 milhões de euros para financiamento de projetos de I&D. A Comissão Europeia está a organizar para os dias 17 e 18 de maio osinfo-days dedicados às Missões. No dia 17 de maio será o da Missão Cancro. Não é necessário registo. No dia 19 de maio haverá um brokerage event promovido pelo Bridge2HE, durante este evento de networking online, poderá discutir as suas ideias para os futuros concursos e identificar possíveis parceiros para as suas candidaturas. Inscreva-se e participe!

Innovative Health Initiative (IHI): A Parceira Europeia IHI irá lançar os primeiros concursos em junho de 2022. Uma versão inicial dos tópicos a abrir já se encontra publicada, de forma a preparar a sua candidatura e construir o seu consórcio. No dia 14 de junho de 2022, terá lugar uma sessão de apresentação destes concursos e, em paralelo, um brokerage event onde poderá  identificar parceiros para as suas candidaturas e projetos. Inscreva-se e participe!

Global Health EDCTP3 Joint UndertakingO lançamento da Parceria Europeia Global Health EDCTP3 Joint Undertaking terá lugar a 10 de maio de 2022. O evento será híbrido, estando as inscrições abertas para todos os interessados.

European Research and Innovation Dayso principal evento anual de Investigação e Inovação da Comissão Europeia. Aqui se reúnem investigadores, decisores políticos, empresários e o público em geral, para debater e definir o futuro da investigação e inovação na Europa. Será um evento online nos dias 28 e 29 de setembro de 2022. 

Webinars: A Comissão Europeia irá promover os seguintes webinars de capacitação da comunidade. Todos serão transmitidos online sem necessidade de inscrição.

European Joint Programme on Rare Diseases Research Mobility FellowshipsA iniciativa EJP RD, lançou o concurso de bolsas de mobilidade dedicado a jovens investigadores (PhD, PostDocs ou clínicos) que pretendam realizar visitas científicas no âmbito das Redes Europeias de Referência. Candidaturas até 13 de junho de 2022.

Key Digital technologies (KDT): estão oficialmente abertos os concursos KDT para 2022, com prazo de submissão de propostas até 21 de setembro de 2022, contando com um financiamento público combinado estimado superior a 254.5 milhões de euros (fundos nacionais e do Horizonte Europa). O programa KDT JU está aberto a qualquer organização incluindo concursos com desafios específicos para a área do Health and Wellbing.

Outros

EU4Health: O programa EU4Health tem abertos oito concursos, com um total de €107.3 milhões, até ao dia 24 de maio 2022. Mais informações sobre os concursos no link e através da DGS e ACSS.

Digital Europe Programme: Permanecem abertos três concursos na área da saúde com prazo limite de submissão de candidaturas a 17 de maio de 2022:

Encontro Ciência 2022 vai realizar-se de 16 a 18 de maio de 2022, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL) e contará com a presença da PERIN, incluindo a AICIB para a promoção da área da saúde no Horizonte Europa.O programa ainda se encontra em desenvolvimento, mais informações em breve! As inscrições já se encontram abertas.

Notícias Relacionadas