Agenda | Notícias

Conferência PT_MedGen “Estratégia Nacional para a Medicina Genómica”

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica promovem, no próximo dia 3 de novembro entre as 9:00 e as 13:30 horas, a Conferência PT_MedGen, que terá lugar no seu auditório.

Durante a conferência será apresentado publicamente o conceito da Estratégia Nacional para a Medicina Genómica (PT_MedGen), e serão divulgadas várias iniciativas nacionais e europeias relacionadas.

A utilização da genómica para fins médicos tem tido uma enorme expansão, permitindo melhorar a precisão e rapidez dos diagnósticos, assim como a definição de tratamentos personalizados a cada doente, mais eficazes e com menos reações adversas. No entanto, a medicina genómica tem especificidades, que requerem uma adequação de procedimentos e infraestruturas. Esta adequação é premente em Portugal, para benefício dos seus cidadãos e do seu sistema de saúde. Neste contexto foi criada, por despacho do Ministério da Saúde, uma comissão de peritos para o desenvolvimento da estratégia PT_MedGen, a qual delineou um documento de conceito que poderá consultar aqui

Muitos países europeus estão já a desenvolver as suas estratégias de medicina genómica e, em paralelo, assiste-se a uma intensa atividade no sentido de melhorar o acesso e a partilha de dados genómicos e de saúde, para fins médicos e de investigação e inovação. Portugal foi um dos primeiros signatários da declaração de cooperação Towards access to at least 1 million sequenced genomes in the European Union by 2022, que lançou a iniciativa 1+Million Genomes. A estratégia PT_MedGen permitirá o alinhamento com os seus parceiros europeus.

A conferência PT_MedGen conta com a colaboração de oradores nacionais e internacionais, e uma mesa redonda sobre temas associados à Medicina Genómica, nomeadamente questões éticas e jurídicas, benefícios para o cidadão e para os serviços de saúde, gestão dos dados genómicos, políticas de saúde e inovação em saúde. O debate e a reflexão alargada são pontos chave da conferência PT_MedGen.

A participação na conferência é aberta mediante inscrição aqui, até ao dia 31 de outubro.

(É possível o acesso remoto à conferência, sendo enviado um link de acesso após inscrição.)

Notícias Relacionadas