Notícias

Publicado documento de tomada de posição conjunta para incentivo à Investigação Clínica e à Inovação Biomédica em cancro em Portugal

23/05/2023

A Investigação Clínica e a Inovação Biomédica (IC&IB) são, por excelência, fontes primárias de conhecimento e de criação de novos produtos e serviços na área da saúde. Por conseguinte, a IC&IB comporta ganhos consideráveis para os cidadãos e para o sistema nacional de saúde, tais como:

  • a descoberta de novas terapias, medicamentos e diagnósticos;
  • a realização de estudos clínicos financiados pela indústria e/ou organizações filantrópicas, e;
  • a incorporação de soluções impulsionadoras da eficiência e eficácia na prestação de cuidados de saúde.

Uma aposta significativa em IC&IB representa assim um forte estímulo à economia pela criação de novos produtos e serviços transacionáveis assim como pela diminuição de custos e aumento de receita do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta última conseguida através, por exemplo, do fornecimento gratuito de medicamentos e dispositivos médicos experimentais e pela comparticipação de métodos complementares de diagnóstico necessários ao desenvolvimento dos estudos clínicos. O sector da saúde tem o potencial para assumir uma posição de liderança na criação de riqueza económica, social e de saúde em Portugal.

Desta forma, diversas organizações do sector da saúde e da ciência representadas no Policy Group do National Cancer Hub elaboraram um documento de tomada de posição conjunta para incentivo à Investigação Clínica e à Inovação Biomédica em cancro em Portugal, disponível abaixo, que pretende contribuir para um país com melhores cuidados de saúde e para um SNS inovador e mais eficiente – tanto na utilização dos seus recursos financeiros como nos cuidados prestados aos pacientes.

Notícias Relacionadas