Notícias

Foi lançada a nova newsletter “Informação Saúde Europa – fevereiro 2021″

08/02/2021

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu. 

Aproveitamos para informar que a AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica reforça a sua presença online através do novo website: www.aicib.pt Visite o novo site para saber mais sobre a missão e visão da AICIB, bem como as atividades que estamos a desenvolver! 

Horizonte Europa 

  • O programa “Horizonte Europa” foi lançado no passado dia 2 de fevereiro, numa sessão transmitida por videoconfêrencia no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, em estreita colaboração com a Comissão Europeia. O documento de contexto, programa e gravação do evento estão disponíveis no link. 
  • No próximo dia 11 de fevereiro a AICIB co-organiza com a ANI uma sessão temática dedicada à Saúde no Horizonte Europa, no âmbito das Jornadas dedicadas aos Pilares II e III do Horizonte EuropaMais informações e incrições para a Sessão dedicada à Saúde no Horizonte Europa no link
  • A Comissão Europeia colocou em consulta pública, até ao dia 24 de fevereiro, o roadmap da nova agência Europeia HERA – Health Emergency Preparedness and Response Authority. Participe, a sua opinião é sempre importante. 
  • A DG SANTE lançou dia 3 de fevereiro o Beating Cancer Plan. É uma inciativa Europeia na área da prevenção, tratamentos e cuidados de saúde. O seu delineamento é feito de forma conjunta com a Missão Cancro, promovida pela DG RTD.  

Horizonte 2020 

  • Foi lançado o Concurso Transnacional Conjunto da NEURON NEURON_JTC2021, que tem como objetivo facilitar projetos de investigação multinacionais e colaborativos que abordem questões relacionadas com doenças de neurodesenvolvimento. O deadline para submissão da pré-proposta é de março de 2021, 14:00 CET.  
  • Já está ativo o site da Cost Action NET4Age-Friendly  – International Interdisciplinary Network on Smart Healthy Age-friendly Environments. O principal objetivo desta rede é promover a consciencialização, e apoiar a criação e implementação de ambientes internos e externos saudáveis e inteligentes para as gerações presentes e futuras.  
  • Encontra-se aberto o concurso Transnacional Conjunto 2021 “Linking pre-diagnosis disturbances of physiological systems to neurodegenerative diseases” do EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research (JPND) Candidaturas até 2 de março 2021

Programa AAL 

EIT-Health 

  • EIT Health Catapult “fast-tracking Europe’s best start-ups”: O EIT-Health lançou uma competição única para contribuir na divulgação e capacitação de start-ups nas áreas da biotecnologia, tecnologia médica e saúde digital perto dos principais especialistas e investidores em toda a Europa. Candidaturas até 16 de março 2021. Mais informações no link
  • Encontra-se aberto o concurso anual Wild Card – EITHealth – aberto a todos os inovadores. Wild Card dá acesso a treino e mentorship, bem como a oportunidade de criar uma venture até 1.5 milhões de Euros de investimento (grant-for-option). Candidaturas até 16 de março de 2021, mais informações no link.  
  • InnoStars Awards – Call for Applicants 2021: Programa competitivo destinado aos países InnoStars, pretende apoiar as start-ups na validação das suas inovações na área da saúde, atrair investidores e diminuir o tempo de implementação das suas ideias no terreno. Candidaturas até 21 de março de 2021, mais informações no link.  

Ficamos disponíveis para qualquer esclarecimento que seja necessário. 

Se ainda não o fez, solicitamos que atualize os seus dados na base de dados da AICIB através do preenchimento deste formulário. Desta forma poderemos enviar-lhe informação específica mais dirigida. 

Os NCPs da área da saúde

Patricia Calado

Isabel Carvalho Oliveira

Afonso Duarte

 

Notícias Relacionadas