Notícias

Foi lançada a nova newsletter “Informação Saúde Europa – abril 2021″

09/04/2021

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Estamos em contagem decrescente para o lançamento do Horizonte Europa! A AICIB tem feito diversas ações de divulgação do programa de trabalhos do Cluster Saúde junto da comunidade científica. Tem, igualmente, promovido sessões conjuntas com NCPs de outras áreas do Horizonte Europa, dando a conhecer outras oportunidades de financiamento para a saúde para além das presentes no Cluster Saúde.

Não conseguiram estar presentes? Estiveram, mas ainda têm dúvidas? Ou, só agora se aperceberam do Horizonte Europa?… Estão ainda a tempo! Contactem-nos, estamos disponíveis para ajudar!

Horizonte Europa

·        Face às ameaças apresentadas pelas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, a Comissão Europeia lançou, em fevereiro, o plano Hera Incubator, que prevê, entre outras ações, o investimento de €150 milhões de euros em investigação, provenientes do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa.

Neste âmbito, foi lançado um Programa de Emergência do Horizonte Europa, constituído por quatro tópicos (2 tópicos Cluster Saúde e 2 tópicos Infraestruturas de Investigação), já publicados no portal Funding & Tenders :

·        Cohorts united against COVID-19 variants of concern(TOPIC ID: HORIZON-HLTH-2021-CORONA-01-02)

·        Vaccines & therapeutic trials to boost prevention and treatment(TOPIC ID: HORIZON-HLTH-2021-CORONA-01-01)

·        FAIR and open data sharing in support to European preparedness for COVID 19 and other infectious diseases(TOPIC ID: HORIZON-INFRA-2021-EMERGENCY-01)

·        Research infrastructure services for rapid research responses to COVID 19 and other infectious disease epidemics(TOPIC ID: HORIZON-INFRA-2021-EMERGENCY-02)

A partir de 13 de abril de 2021 estará aberta no Funding & Tenders uma área dedicada onde as propostas podem ser apresentadas, sendo 6 de maio de 2021 o prazo limite para candidatura. Dado tratar-se de um programa de emergência, alguns dos procedimentos são diferentes dos habituais, nomeadamente no que concerne a prazos.

·        Os primeiros documentos relativos à preparação de candidaturas e projetos do Horizonte Europa já se encontram disponíveis no portal do Funding & Tenders – Reference documents:

·        Introdução geral aos programas de trabalhos do Horizonte Europa

·        General Annexes do Horizonte Europa

·        Templates dos formulários de candidatura para as RIA/IA e CSA.

·        General Model Grant Agreement.

·        A Comissão Europeia realizou no passado dia 24 de março webinar: How to prepare a successful proposal in Horizon Europe. No link encontrarão o webinar e as apresentações realizadas.No dia 21 de abril decorrerá a segunda parte do webinar, “A successful proposal for Horizon Europe: Scientific-technical excellence is key, but don’t forget the other aspects”.

·        Os European Research & Innovation Days 2021 estão agendados para os dias 23 e 24 de junho 2021 (online).

·        Estão abertas as expressões de interesse para avaliadores do Horizonte Europa, inscreva-se!

·        No seguimento da consulta pública lançada no final de 2020, foi publicado o documento final da Estratégia nacional de promoção da participação nacional nos programas de financiamento da União Europeia 2021-2027 – Investigação & Inovação, Erasmus+, Espaço e Digital. Este documento apresenta os termos para a adoção de uma estratégia nacional que tem como objetivo duplicar, em 2021-2027, a participação portuguesa nos Programas Europeus, atrair cerca de dois mil milhões de euros de financiamento da União Europeia nas áreas da Investigação e Inovação nesse período, bem como triplicar o número de estudantes em mobilidade no Ensino Superior, face a 2014-2020.

Horizonte 2020

·        O projeto europeu TRANSCAN-3 anunciou o primeiro concurso para apresentação de candidaturas no tema: “Next generation cancer immunotherapy: targeting the tumour microenvironment“. O prazo de submissão termina a 29 de junho de 2021. Mais informações através do link.

·        O European Health Data & Evidence Network (EHDEN) lançou a 4ª open call para Data Partners. O EHDEN é um consórcio da Iniciativa Europeia de Medicamentos Inovadores – IMI2, constituído por 22 parceiros europeus, que pretende harmonizar o formato dos dados de saúde provenientes de fontes variadas de diversas regiões da Europa. O concurso encontra-se aberto de 15 de abril a 13 de maio de 2021. O financiamento para harmonização de dados é até 100 mil euros por parceiro. De referir que Portugal conta já com dois Hospitais como parceiros do EHDEN.

Programa AAL

·        O Concurso Active Ageing Living 2021 – Advancing Inclusive Health & Care Solutions For Ageing Well In The New Decade, continua a financiar projetos com ênfase na aplicação de soluções TIC nos conceitos de “saúde positiva” e “envelhecimento saudável”, nas 8 áreas de aplicação AAL. Candidaturas até 21 de maio de 2021.

Outros

·        No dia 24 de março foi publicado o regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao Programa EU4Health.

·        No dia 3 de Maio, decorrerá o European Cancer Research Summit 2021promovido pelo MCTES, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e no seguimento da declaração conjunta “Europe: Unite against Cancer”, assinada pelo atual Trio de Presidências aquando da adopção do Europe’s Beating Cancer Plan.

Se ainda não o fez, solicitamos que atualize os seus dados na base de dados da AICIB através do preenchimento deste formulário. Desta forma poderemos enviar-lhe informação específica mais dirigida.

Pela equipa de NCPs Saúde

Patrícia Calado, Isabel Carvalho Oliveira, Afonso Duarte

Notícias Relacionadas