Notícias

Foi lançada a newsletter “Informação Saúde Europa – maio 2021″

06/05/2021

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

  • O prazo para submissão de candidaturas aos tópicos no âmbito do programa de emergência do Hera Incubator para resposta às ameaças apresentadas pelas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, foi prorrogado para dia 11 de maio.
  • A publicação dos programas de trabalhos do Horizonte Europa está prevista para este mês. Entretanto, pode já consultar a última versão do programa de trabalhos do Cluster Saúde no Portal da Transparência da Comissão Europeia. Contacte a AICIB, estamos disponíveis para ajudar!
  • A Comissão Europeia tem estado a realizar diversos webinars temáticos abertos a todos, para apoio à preparação de propostas ao Horizonte Europa. O próximo webinar realizar-se-á no dia 27 de maio: The Funding & tenders Portal for beginners. As gravações e materiais apresentados nos webinares anteriores podem ser encontrados online em: How to prepare a successful proposal in Horizon Europe e A successful proposal for Horizon Europe: Scientific-technical excellence is key, but don’t forget the other aspects.
  • No dia 11 de maio, terá lugar o Tech-Brokerage Norte de Portugal – Galicia, que pretende promover o encontro de ideias e competências de investigação e inovação de stakeholders da região Norte de Portugal e da Galiza. Este evento virtual é organizado pela ANI, EEN, CCDR-N, GAIN, CDTI e AICIB. Participe nas mesas redondas e no brokerage event!

Outros

  • O ICPerMed e a ERA PerMed promovem no dia 31 de maio o evento virtual European Partnership for Personalised Medicine calling for national and regional involvement”, dirigido a todos os stakeholders interessados, nomeadamente autoridades nacionais e regionais, com o objetivo de discutir a proposta para a futura Parceria Europeia em Medicina Personalizada.
  • A Comissão Europeia está a promover até dia 26 de julho uma consulta pública sobre o European Health Data Space (EHDS). O EHDS tem como objetivo utilizar a Saúde Digital para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e diminuir as iniquidades existentes. Participe!
  • No dia 23 de abril foi lançado um Stakeholder Contact Group pela DG SANTE, no âmbito do Europe’s Beating Cancer Plan. Pretende-se que neste grupo sejam discutidos os 4 pilares do Plano (Prevenção, Diagnóstico Precoce, Diagnóstico e Tratamento, e Qualidade de vida dos doentes e sobreviventes), bem como temas transversais, tais como as iniquidades e o cancro pediátrico. A subscrição para participar no grupo é aberta a todos, devendo ser realizada na EU Health Policy Platform, após registo na plataforma.

Se ainda não o fez, solicitamos que atualize os seus dados na base de dados da AICIB através do preenchimento deste formulário. Desta forma poderemos enviar-lhe informação específica mais dirigida.

Pela equipa de NCPs Saúde

Patrícia Calado, Isabel Carvalho Oliveira, Afonso Duarte

Notícias Relacionadas