Notícias

Portugal atinge recorde de pedidos de ensaios clínicos para novos medicamentos!

10/05/2021

Em 2020, Portugal submeteu 187 pedidos ao Infarmed para a realização de ensaios clínicos com medicamentos em uso humano. Este é o valor mais alto de submissões desde 2006. No ano da pandemia, as solicitações para testes aumentaram 30% em comparação com 2019.

40% dos pedidos estavam relacionados com ensaios clínicos na área da oncologia.

Segundo os dados disponibilizados pelo Infarmed ao “Jornal de Notícias”, 155 dos pedidos já tinham sido autorizados, estando prevista “a inclusão, em Portugal, de 3426 participantes”. No ano passado, cerca de 43% dos pedidos foram na área oncológica, seguindo-se o sistema nervoso. A maioria das submissões (89%) foi realizada pela indústria.

O oncologista José Dinis diz que Portugal está longe dos parceiros europeus. “Estamos regidos pelas regras de contratação dos hospitais”, explica. O médico diz que “há duas maneiras de olhar a investigação clínica: só olhar à despesa ou aos milhões que dá ao país e poupa ao Serviço Nacional de Saúde”.

Saiba mais em: Portugal atinge recorde de pedidos de ensaios clínicos para novos medicamentos – Expresso (ampproject.org)

Notícias Relacionadas