Notícias

A AICIB e a APIFARMA apresentaram, no dia 31 de maio, o Portal dos Ensaios Clínicos.

8 de julho, 2021

A AICIB e a APIFARMA apresentaram, no dia 31 de maio, o Portal dos Ensaios Clínicos. O projecto, que se materializa na plataforma Portugal Clinical Trials, nasce para atrair e captar mais Ensaios Clínicos para Portugal.

A sessão de apresentação online do Portugal Clinical Trials, direccionada para as instituições públicas e privadas de cuidados de saúde e aos centros de investigação que mais realizam ensaios clínicos em Portugal, contou na abertura com intervenções de Catarina Resende Oliveira, Presidente da Direção da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, e de João Almeida Lopes, Presidente da Direção da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

A plataforma digital “Portugal Clinical Trials”, que nasce sob o mote “união por saúde de vanguarda”, pretende assumir-se como o maior agregador de informação em Portugal sobre Investigação Clínica e Ensaios Clínicos. Ao mesmo tempo, nasce para desmitificar perante a sociedade estes estudos, essenciais para a inovação em saúde, e fortalecer a comunidade científica e os agentes económicos da saúde como um todo.

A ambição do projecto é promover o ecossistema científico de Portugal no mundo, contribuir para a agilização da prática da Ciência, manter os doentes informados e assegurar que Portugal é um valioso destino para a prática de Investigação Clínica.

Todos os participantes concordam que Portugal pode desempenhar um papel mais relevante e efectivo na área da Investigação e Desenvolvimento, através da capacitação do país como local de referência para a realização de Ensaios Clínicos, daí a promoção e criação desta nova plataforma digital e que será disponibilizada no quarto trimestre de 2021.

A plataforma Portugal Clinical Trials prevê uma área dedicada aos centros de investigação, onde cada centro se pode dar a conhecer através de uma breve apresentação/descrição, partilha de indicadores, áreas de foco e especialização, outras valências, links e contactos. Todos os centros de investigação clínica em Portugal poderão participar.

A apresentação digital contou ainda com um espaço dedicado a Perguntas e Respostas, destinado a esclarecer as questões dos mais de 90 participantes que assistiram à sessão.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para geral@portugalclinicaltrials.com.

Notícias Relacionadas