Notícias

Foi lançada a newsletter “Informação Saúde Europa – julho 2021″

12/07/2021

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Já estão aí!

  • A Innovative Health Initiative (IHI) lançou o primeiro draft da Agenda Estratégica para a investigação e inovação da nova parceria.

Horizonte 2020

  • O projeto GATEKEEPER abriu concursos para a inclusão novos pilotos no ecossistema GATEKEEPER. Estes pilotos deverão trabalhar nas áreas da saúde digital (AI, Big Data, Data Analytics, etc.) e poderão candidatar-se PMEs, Midcaps, indústria, organizações de investigação tecnológica, prestadores de serviços de saúde, associações de doentes, entre outros. Prazo de submissão das candidaturas: 28 de setembro 2021. Mais informações.

Outros

  • Os primeiros concursos do programa da UE para a saúde, EU4Health (5,3B€), já se encontram abertos! Este programa conta com 10 objetivos específicos em 4 áreas: 1)Melhorar e promover a saúde na União; 2)Reagir às ameaças sanitárias transfronteiras; 3)Melhorar os medicamentos, os dispositivos médicos e os produtos importantes em situações de crise; 4)Reforçar os sistemas de saúde, a sua resiliência e a eficiência dos recursos. No dia 24 de junho, a Comissão adotou o programa que estabelece as prioridades para 2021 e nos dias 13 e 15 de julho irá promover sessões de informação sobre o programa de trabalho de 2021.
  • Até dia  26 de julho, a Comissão Europeia está a promover uma consulta pública sobre o European Health Data Space (EHDS). O EHDS tem como objetivo utilizar a Saúde Digital para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e diminuir as iniquidades existentes. Participe!

No dia 5 de julho, a Comissão Europeia promoveu um brokerage event, no qual estiveram mais de 100 participantes nacionais. Os consórcios estão a formar-se! Estamos no bom caminho! Os NCPs Saúde estão prontos para ajudar. Contem connosco!

Se ainda não o fez, solicitamos que atualize os seus dados na base de dados da AICIB através do preenchimento deste formulário. Desta forma poderemos enviar-lhe informação específica mais dirigida.

Pela equipa de NCPs Saúde

Patrícia Calado, Isabel Carvalho-Oliveira, Afonso Duarte

Notícias Relacionadas