Notícias

ROSIA: Mais de 40 empresas manifestam interesse em participar no desenvolvimento de um sistema de telereabilitação para áreas remotas na Europa

15 de julho, 2021

O projecto H2020 ROSIA tem 3.9 milhões de euros destinados a financiar o desenvolvimento e o teste de soluções inovadoras na área da telereabilitação através de um processo de compra de inovação (compras pré-comerciais, PCP). No âmbito deste concurso, foi criada uma página para ajudar na pesquisa de parceiros e na promoção de consórcios, onde as empresas podem apresentar as suas competências.  A submissão desta informação está disponível até 3 de setembro de 2021.

Para apresentar um pedido de parceria as entidades devem responder ao seguinte formulário: https://rosia-pcp.eu/omc-questionnaire/

Até ao momento, um total de 42 empresas manifestaram interesse em participar no desenvolvimento de soluções de telereabilitação para promover o acesso aos cuidados nas áreas remotas europeias e possibilitar a continuidade do acompanhamento do paciente no seu ambiente domiciliar. Durante o mês de junho, as empresas apresentaram as suas soluções e plataformas atuais para gestão remota de pacientes, reabilitação domiciliária e monitorização.

Estas organizações foram as primeiras a apresentar as suas soluções para um sistema cujo o objetivo é revolucionar os cuidados de saúde em comunidades rurais e remotas, onde a falta de recursos e de infraestrutura de saúde tem conduzido a um reduzido acesso a serviços de reabilitação presenciais. Os eventos informativos do ROSIA são um passo preparatório para o concurso que irá lançar na primavera de 2022, co-financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia, e onde serão investidos 3,9 milhões de euros. Os eventos têm sido úteis na identificação das tecnologias que estão a ser desenvolvidas atualmente no mercado, e têm permitido aos seus promotores formar alianças que os ajudarão a satisfazer os requisitos do concurso do próximo ano.

O projeto ROSIA encontra-se a trabalhar em ferramentas para ajudar as várias organizações interessadas a definir as suas propostas. Para o efeito, a consulta preliminar do mercado foi lançada a 12 de julho, e até 3 de setembro, as organizações interessadas poderão aceder a informações sobre os requisitos do concurso, incluindo uma ferramenta online para auxiliar na procura de potenciais parceiros.  Toda esta informação e outras estarão disponíveis aqui: https://rosia-pcp.eu/.

Notícias Relacionadas