Notícias

Foi lançada a newsletter “Informação Saúde Europa – setembro 2021″

09/09/2021

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

  • Continuam abertos até 21 de setembro de 2021 os 24 tópicos do Cluster Saúde a concurso em 2021, acessíveis através do Portal Funding and Tenders da Comissão Europeia.
  • Já está a preparar uma candidatura aos tópicos do Cluster Saúde? A Comissão Europeia tem divulgado várias FAQs relativas ao Programa Horizonte Europa e aos tópicos abertos. Damos nota de duas FAQs gerais relevantes:
    • FAQ 15583_Clinical Trials Template: lista dos tópicos para os quais é obrigatória a apresentação do “Template for essential information to be provided for proposals including clinical trials/studies/investigations/cohorts”. Para os tópicos em que o Clinical Trials Template não é indicado como obrigatório, mas em que a proposta inclui ensaios clínicos/ estudos/ investigações/ coortes, o preenchimento e submissão do Clinical Trials Template como anexo da proposta é recomendado.
    • FAQ 15670_Participação de entidades legais suíças: atualmente a Suíça não é considerada um País Associado do Horizonte Europa, mas sim um país terceiro. Como consequência, as entidades legais suíças podem participar em projetos do Horizonte Europa mas não são elegíveis para financiamento pelo Horizonte Europa, tendo os seus custos de ser diretamente suportados pelas próprias entidades. (Esta medida não é retroativa ao H2020).

Outros

  • Estão abertos até 4 de novembro de 2021 os concursos para o Eurostars 3 do programa EUREKA! Estes concursos são dirigidos a projetos coordenados por PMEs inovadoras, em várias áreas tecnológicas.
  • A 10 de setembro de 2021, a DG SANTE irá organizar um webinar sobre os contributos recebidos no âmbito da consulta pública sobre as prioridades, orientações estratégicas e necessidades para a preparação do programa EU4Health de 2022.
  • Estão abertas até 15 de setembro de 2021 as primeiras Actions Grants do programa EU4Health. Para mais informações contacte a DGS (área de Assuntos Europeus da Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais).

Se ainda não o fez, solicitamos que atualize os seus dados na base de dados da AICIB através do preenchimento deste formulário. Desta forma poderemos enviar-lhe informação específica mais dirigida.

Pela equipa de NCPs Saúde

Patrícia Calado, Isabel Carvalho-Oliveira, Afonso Duarte

Notícias Relacionadas