Notícias

Health Cluster Portugal – Pequenos Almoços com o Presidente (Investigação clínica e ensaios clínicos nos nossos hospitais)

14/09/2021

O Health Cluster Portugal encontra-se a organizar os Pequenos Almoços com o Presidente (PAs) com o objetivo de obter inputs e comentários dos Associados sobre temas importantes para o Cluster e nos quais o HCP se tem empenhado.

No dia 16 de Setembro terá lugar a sessão Investigação clínica e ensaios clínicos nos nossos hospitais que contará com a participação da Dra Maria João Queiroz em representação da AICIB.

Em clinicaltrials.gov Portugal regista 2365 ensaios clínicos, ou seja 0.6% do total produzido pelo planeta, não figuramos na lista dos 35 países que mais realizam ensaios clínicos. A melhoria do desempenho de Portugal na atração desta atividade para os nossos hospitais é critica pois é geradora de conhecimento e grande criadora de valor económico. Não há razão para não termos sucesso pois temos as pessoas e temos os hospitais, só falta criar os sistemas, os processos e os incentivos. Qual a apetência para esta atividade no Sistema de Saúde nacional? Quais os bloqueios, quais as oportunidades? O que temos feito? Que mais temos para fazer?

Inscrições no link.

Notícias Relacionadas