Notícias

Foi lançada a newsletter “Informação Saúde Europa – outubro 2021″

06/10/2021

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

  • Os Pontos de Contacto Nacionais (NCP) para a área da Saúde do Horizonte Europa (AICIB) e os Pontos Focais Nacionais (NFP) do EU4Health (DGS e ACSS), promovem de forma conjunta a sessão Oportunidades de Financiamento Europeu para a Saúde para a divulgação dos dois grandes programas na área da Saúde financiados pela Comissão Europeia: o Programa de Investigação e Inovação, Horizonte Europa, com a componente da Saúde, e o Programa da Saúde, EU4Health. A sessão online será no dia 15 de outubro 2021, das 10h-12h. Mais informações no programa. Evento de participação gratuita, mas de registo obrigatório.
  • Hoje, 6 de outubro 2021 abrem os tópicos de 2022 do Cluster Saúde, acessíveis através do Portal Funding and Tenders da Comissão Europeia. Para 2022 haverá tópicos two-stage a par dos tópicos one-stage. Outra novidade para o concursos de 2022 é a necessidade de algumas organizações apresentarem um Gender Equality Plan.
  • InfoDay do Cluster Saúde promovido pela Comissão Europeia será dia 28 de outubro 2021. Vão poder ouvir e colocar as vossas questões à Comissão Europeia sobre os tópicos de 2022 nas seis Destinations que compõem o Cluster Saúde. Não será necessário registo.
  • No dia seguinte, 29 de outubro 2021, a Comissão Europeia irá promover o evento de Brokerage para o Cluster Saúde. Os registos já estão abertos!
  • Missão Cancro foi lançada dia 29 de setembro 2021, com a apresentação de uma factsheet e do Plano de Implementação onde constam as ações para a concretização do objetivo máximo de melhorar a vida de mais de três milhões de pessoas até 2030, através da prevenção, cura e soluções para viver mais e melhor. Programa de Trabalho das Missões foi publicado em junho de 2021 mas deverá ser atualizado até ao final do ano para conter os tópicos referentes às  ações de investigação e inovação.
  • A Noruega e a Islândia são os primeiros países a serem formalmente considerados Países Associados do Horizonte Europa. A lista completa dos países terceiros associados do Horizonte Europa pode ser encontrada no link.
  • Já se encontra disponível no Portal Funding and Tenders da Comissão Europeia, a informação do número de candidaturas submetidas por tópico para os tópicos encerrados a 21 de setembro 2021. Aceda ao tópico a que concorreu e visualize esta informação no separador “Call updates”.

Outros

  • Estão abertos até 4 de novembro 2021 os concursos para o Eurostars 3 do programa EUREKA! Estes concursos são dirigidos a projetos coordenados por PMEs inovadoras, em várias áreas tecnológicas.
  • O projeto IMI_EHDEN vai lançar o 5º concurso para European Data Partners. Todas as entidades que estejam interessadas em receber financiamento e apoio no mapeamento de dados de saúde para o modelo OMOP podem-se candidatar (e.g. organizações gestoras de registos eletrónicos de saúde, incluindo hospitais, PMEs). As candidaturas podem ser submetidas entre 13 de outubro e 15 de novembro 2021. Mais informações através do link.
  • Prevê-se a abertura da segunda vaga de Action Grants do programa EU4Health nodia 15 de outubro de 2021. Para mais informações contacte a DGS (área de Assuntos Europeus da Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais).

Pela equipa de NCPs Saúde

Patrícia Calado, Isabel Carvalho-Oliveira, Afonso Duarte

Notícias Relacionadas