Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – fevereiro 2022

07/02/2022

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

  • Cluster Saúde: A Comissão Europeia divulgou os resultados dos primeiros concursos do Cluster Saúde do Horizonte Europa, cuja submissão de candidaturas ocorreu em setembro de 2021. Portugal teve aprovadas para financiamento 29 das 130 propostas submetidas, correspondendo a uma taxa de sucesso de 22.3% e a um financiamento total de €18.3M. A comunidade de investigação em saúde está de parabéns neste arranque do novo programa-quadro Horizonte Europa, em especial as entidades envolvidas nas 3 propostas ganhas com coordenação nacional: International Iberian Nanotechnology Laboratory, Universidade NOVA de Lisboa e Fundação Champalimaud. 
  • Missão Cancro:  A Missão Cancro realizou um infoday dia 18 de janeiro sobre os três novos tópicos do programa de trabalhos de 2021. A sessão da Missão Cancro pode ser revista online, bem como a sessão sobre a Preparação de Candidaturas.
  • Innovative Health Initiative – foi apresentada no passado dia 26 de janeiro a nova Parceria Europeia público-privada na área da saúde – Innovative Health InitiativeSe não teve oportunidade de assistir poderá ver o evento através do linkA IHI contará com €2,4 biliões de euros para concursos de projetos colaborativos na saúde. Os primeiros tópicos deverão ser publicados em abril de 2022 e os concursos deverão abrir em junho de 2022. Os grandes temas a financiar e a Strategic Research and Innovation Agenda (SRIA) estão já disponíveis. A IHI tem aberto até ao dia 21 de fevereiro de 2022 um concurso de expressão de interesses para a integração do Science and Innovation Panel. Este será o órgão consultivo científico da parceria e tem como objetivo aconselhar o Governing Board sobre assuntos relevantes para as atividades de investigação e inovação da IHI. Encontra-se também aberto até ao dia 28 de fevereiro um concurso para Diretor(a) Executivo(a) da IHI. Procura-se “outstanding and dynamic professional’ with a strong track record as a leader, manager and Communicator”.
  • EDCTP3 – A Parceria Europeia Global Health EDCTP3 tem aberto até dia 15 de fevereiro de 2022, o concurso de expressão de interesses para integração no seu Comité Científico.
  • Webinar: A Comissão Europeia irá promover no dia 16 de fevereiro de 2022 um webinar intitulado “Avoiding errors in declaring personnel costs in Horizon 2020 grants. Não há necessidade de registo.
  • Grant Agreement Preparation – a Comissão Europeia divulgou a existência de 2 erros na plataforma Funding & Tenders, os quais deverão ser corrigidos em breve. Assim clarifica-se que 1) a exigência do Gender Equality Plan (GEP) apenas se aplica nas propostas de concursos com deadline posterior a 1 janeiro de 2022; 2) As entidades que sejam “International European Research Organization” (por ex, CERN) terão de proceder a alteração nos seus dados administrativos.
  • Brokerage Event – O TÜBİTAK (Scientific and Technological Research Council of Turkey) da Turquia está a organizar um evento de brokerage no dia 14 de fevereiro no âmbito dos concursos abertos da Missão Cancro. Inscreva-se e Participe!

Outros

  • EU4Health: A Comissão Europeia aprovou no dia 14 de janeiro de 2022 o programa de trabalhos do EU4Health para 2022. Este programa conta com um orçamento de 835 milhões de euros a serem investidos em quatro áreas essências da saúde: prevenção da doença, preparação para situações de crise, sistemas de saúde e digitalização. A área do Cancro será abordada de forma transversal. O Programa EU4Health continuará a apoiar a construção de uma União Europeia da Saúde, o Plano Europeu de Combate ao Cancro, a Estratégia Farmacêutica para a Europa e a Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde («HERA»).
  • Dashboard Doenças Não Transmissíveis (DNT): A OMS/Europa lançou um Dashboard que permite identificar os principais desafios e o progresso dos indicadores acordados na Europa para estas doenças em 53 Estados Membros da Região Europeia da OMS.
  • 4th ERANet-LAC Joint Call: Encontra-se aberto até ao dia 28 de abril 2022 o concurso Saúde II – EU-LAC Hubs regionais: Integrando infraestruturas de investigação para saúde e doençaA coordenação a nível nacional do concurso é realizada através da FCT, a qual apoia financeiramente este tópico
  • EUREKA: Encontram-se abertas as candidaturas ao programa EUROSTARS-3, com um concurso para projetos coordenados por PME inovadoras, interessadas em desenvolver as suas ideias através de projetos colaborativos europeus. Prazo de submissão de candidaturas a 24 de março de 2022. Está a ser organizado um webinar informativo sobre este programa que terá lugar no dia 2 de fevereiro. Participe!

Notícias Relacionadas