Notícias

Bolsas «Vende-nos o teu projeto» recolhem 22 candidaturas

18/03/2022

As bolsas «Vende-nos o teu projeto», desenvolvidas em parceria da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), recolheram um total de 22 candidaturas, que estão nesta fase a ser avaliadas pelos mentores da iniciativa. No dia 25 de março, os autores dos cinco projetos finalistas serão informados das escolhas e os representantes de cada um destes cinco projetos terão a oportunidade de os vender, durante cinco minutos, aos mentores em sessão especial do 39º Encontro Nacional de MGF.

Segundo Paula Broeiro, moderadora da mesa-redonda do 39º Encontro Nacional onde serão apresentados os cinco projetos finalistas e vice-presidente da APMGF, as organizações que criaram este mecanismo de apoio à investigação veem assim justificado o investimento pela excelente adesão dos investigadores: “a notícia de submissão de 22 projetos de investigação, para a mesa «Vende-nos o teu projeto», foi recebida com muito entusiasmo! A iniciativa corresponde à materialização de um desejo do Prof. Pedro Pita Barros e meu, com algum tempo de maturação, de aproximar a academia ao contexto da prática e de co-criação de conhecimento. Ideia comprada de imediato pelo Shark da MGF,  Doutor Armando Brito de Sá”. Ainda segundo Paula Broeiro, “a parceria com a AICIB, através da Dr.ª Teresa Machado Luciano, não podia ter sido mais oportuna. A mesa «Vende-nos o teu projecto» tem a honra e o privilégio de poder contar ainda com a presença da Prof.ª Catarina Resende de Oliveira, enquanto mentora. Ambicionamos que esta iniciativa de investigação seja a primeira de muitas e que traga o consequente retorno de reconhecimento da MGF como disciplina médica, assistencial e académica”.

De recordar que as cinco propostas finalistas serão apresentadas  , discutidas e avaliadas no 39º Encontro Nacional de MGF pelos mentores das bolsas no dia 1 de abril 2022 ás 16h30m (Armando Brito de Sá, médico de família na USF Conde Saúde e decano da especialidade de MGF, Pedro Pita Barros, economista da saúde e professor catedrático na Nova SBE, Catarina Resende de  Oliveira, presidente da AICIB e Teresa Machado Luciano, vice-presidente da AICIB), os quais escolherão, in loco, as três ideias que receberão um cheque no valor de três mil euros e apoio de mentoria para o seu projeto.

Notícias Relacionadas