Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – abril 2022

11/04/2022

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Já faltam menos de duas semanas para a submissão aos concursos do Cluster Saúde 2022 abertos até ao dia 21 de abril de 2022! Contacte os NCPs Saúde caso tenha alguma dúvida, estamos aqui para vos ajudar!

Missão Cancro: A Missão Cancro tem abertos três concursos de 2021 que têm como prazo limite de submissão o dia 26 de abril 2022. Aguarda-se que muito brevemente seja lançado um aditamento ao Programa de Trabalhos das Missões contendo os concursos de 2022. Esteja atento e contacte os NCPs saúde para mais informações.

EDCTP3: Mantém-se aberto até 20 de abril de 2022 o concurso para a seleção de membros para o Grupo de Stakeholders daEDCTP3.

Guia para a valorização de conhecimento e resultados de projetos de I&I: European IP Helpdesk publicou o seu novo guia “Successful Valorisation of Knowledge and Research Results in Horizon Europe”. Este documento foca-se em dicas, procedimentos e estratégias, de forma a dinamizar a valorização dos resultados dos projetos de investigação e inovação.

Webinar:A Comissão Europeia irá promover um webinar na temáticaAvoiding personnel cost errors in Horizon 2020 grantsa ter lugar no dia 28 de abril 2022.

Horizon Europe Young Observer: A Comissão Europeia abriu um concurso para jovens interessados em se tornarem Horizon Europe Young Observer. Através deste concurso jovens alunos de MSc europeus poderão ser observadores do processo de avaliação de propostas do Horizonte Europa-

Outros

EU4Health: O programa EU4Health tem abertos oito concursos, com um total de €107.3 milhões, até ao dia 24 de maio 2022. Mais informações sobre os concursos no link e através da DGS e ACSS. Pode rever o Info-Day realizado pela Comissão Europeia no dia 10 de março de 2022 sobre estes concursos

Healthier togetherA iniciativa Europeia Healthier together visa apoiar os países da UE na identificação e implementação de políticas e ações eficazes para reduzir a carga das principais doenças não transmissíveis e melhorar a saúde dos cidadãos. Neste âmbito encontra-se aberto até ao dia 15 de maio de 2022 o concurso para Best practices on non-communicable diseases.

Digital Europe Programme: Encontram-se abertos três concursos na área da saúde com prazo limite de submissão de candidaturas a 17 de maio de 2022:

A European Brain Research Area (EBRA) está a promover uma consulta pública sobre a Shared European Brain Research Agenda (SEBRA) dirigida a todos os que se relacionam com as doenças neurológicas, no sentido de conhecer as várias perspetivas da comunidade científica que trabalha nesta área. A consulta pública encontra-se aberta até ao dia 30 de abril de 2022.

Programa de Mentorias a candidaturas ao Horizonte Europa para hospitais: A AICIB e a APAH, criaram este Programa para capacitação para a captação de financiamento externo e para desenvolvimento de mais parcerias estratégicas. O Programa é destinado a investigadores dos Centros de Investigação Clínica (CIC) e Centros Académicos Clínicos (CAC) das Unidades de Saúde Hospitalares do sistema de saúde em Portugal. As candidaturas decorrem até ao dia 29 de abril de 2022.

O Encontro Ciência 2022 vai realizar-se de 16 a 18 de maio de 2022, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL) e contará com a presença da PERIN, incluindo a AICIB para a promoção da área da saúde no Horizonte Europa.As inscrições já se encontram abertas.

Brokerage EventA desenvolver projetos de I&I na área da Saúde? À procura de parceiros e organizações para os seus projetos e candidaturas? A ANI – Agência Nacional de Inovação, no âmbito da EEN_Enterprise Europe Network, em parceria com o Health Cluster Portugal, está a promover uma nova edição do B2B “Health Innovation Market 2022” a ter lugar nos dias 19 e 20 de Abril de 2022.

EITHealth: Foi lançado o “Venture Centre of Excellence: access to finance and strategic connections”. Este será um programa de coinvestimento público-privado para reforçar financeiramente PMEs Europeias na área da saúde.

Notícias Relacionadas