Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – junho 2022

13/06/2022

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Foram divulgados os resultados da primeira fase dos concursos do Cluster Health de duas fases de 2022 e a comunidade nacional está de parabéns!  Portugal viu aprovados para a próxima fase 43 propostas, das quais 7 são coordenadas por entidades portuguesas. Não se esqueçam, os NCPs Saúde estão disponíveis para vos ajudar!

Missão Cancro: O programa de trabalhos das Missões foi publicado no final do mês de maio. Para 2022, encontram-se abertos 5 concursos com uma dotação orçamental prevista de cerca de 125 milhões de euros para financiamento dos projetos de I&D. A Comissão Europeia organizou nos dias 17 e 18 de maio 2022 info-days dedicados às Missões. Pode rever aqui a sessão.

Innovative Health Initiative (IHI):  Entre os dias 10 e 23 de junho terão lugar diversos webinars dedicados aos primeiros concursos da IHI, se está a preparar uma candidatura, ou pretende saber mais informações sobre os concursos não perca esta oportunidade, Inscreva-se e participe!

No dia 14 de junho 2022, irá realizar-se o evento de lançamento da Parceira Europeia IHI, no qual serão anunciados os primeiros concursos. Uma versão inicial dos tópicos a abrir já se encontra publicada.

Durante a sessão haverá igualmente um brokerage event onde poderá identificar parceiros para as suas candidaturas e projetos. Inscreva-se e participe!

Global Health EDCTP3 Joint UndertakingO lançamento da Parceria Europeia Global Health EDCTP3 teve lugar em maio 2022 e foram lançados os primeiros concursos de 2022, num montante total de cerca de 97 milhões de euros. Podem encontrar aqui os concursos abertos, cujo deadline termina a 5 de agosto 2022.

Webinars: A Comissão Europeia irá promover os seguintes webinars de capacitação da comunidade. Todos serão transmitidos online sem necessidade de inscrição.

European Joint Programme on Rare Diseases Research Mobility FellowshipsA iniciativa EJP RD, mantém aberto o concurso de bolsas de mobilidade dedicado a jovens investigadores (PhD, PostDocs ou clínicos) que pretendam realizar visitas científicas no âmbito das Redes Europeias de Referência. Candidaturas até 13 de junho de 2022.

Key Digital technologies (KDT): permanecem abertos os concursos KDT para 2022, com prazo de submissão de propostas até 21 de setembro de 2022, contando com um financiamento público combinado estimado superior a 254.5 milhões de euros (fundos nacionais e do Horizonte Europa). O programa KDT JU está aberto a qualquer organização incluindo concursos com desafios específicos para a área do Health and Wellbing.

Outros

EU4Health: O programa EU4Health tem aberta até ao dia 18 de agosto 2022, a Action grant to support a HERA laboratory network, com um total de €25 milhões. Mais informações sobre o concurso ou o programa através da DGS e ACSS.

No âmbito da Semana Europeia contra o Cancro (#EWAC22), foi publicado um estudo sobre o acesso a produtos financeiros por cidadãos com antecedentes de cancro na UE.   
Este estudo será um dos passos para a discussão sobre o «direito a ser esquecido» e ajudará a definir os próximos passos no âmbito do Plano Europeu de Luta contra o Cancro.

Notícias Relacionadas