Notícias

25.7 Milhões de fundos europeus para a Saúde em projetos I&D

05/09/2022

No âmbito dos concursos do Cluster Saúde e Missão Cancro do Horizonte Europa divulgados durante o mês de agosto, Portugal captou um total de 25.7 Milhões de Euros distribuídos por 54 organizações nacionais, que participam em 29 projetos de I&D, 4 dos quais coordenados por entidades nacionais.

Este financiamento juntamente com o que foi captado anteriormente, no âmbito dos mesmos programas, ascende a 46.2 Milhões de Euros, distribuídos por 61 projetos de I&D, 7 dos quais coordenados por entidades nacionais.  Os valores totais correspondem a 2.96% do total do financiamento europeu disponível e superaram já a meta de 2% estabelecida pelo Governo. Tendência a confirmar nos próximos anos.

Os Institutos de Investigação e as entidades de Ensino Superior encontram-se entre as organizações que captaram o maior volume de financiamento, com 49% e 22% do total de fundos captados, respetivamente. O destaque vai, no entanto, para o financiamento captado por Hospitais, que sobe de 6% para 9%, refletindo a aposta feita pela AICIB de aumentar o envolvimento destas entidades, historicamente muito baixo, nos concursos colaborativos no âmbito dos Programa-Quadro Europeus para a Investigação e Desenvolvimento.

A maioria do financiamento provém do Cluster Saúde, sendo que a Missão Cancro representa cerca de 6% de todo o financiamento captado.  

A AICIB e a equipa de NCPs Saúde dão os parabéns a todas as organizações participantes! Os NCPs Saúde estão sempre prontos e disponíveis para vos ajudar a fazer parte deste grupo de sucesso.

Notícias Relacionadas