Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – novembro 2022

04/11/2022

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Esteja atento! O Programa de Trabalhos do Cluster da Saúde de 2023-24 está quase pronto. A publicação deverá ocorrer no final deste mês de novembro. Os NCPs Saúde estão disponíveis para ajudar com qualquer questão que tenha sobre os novos concursos!

Plano Estratégico para o período 2025-2027 da Comissão Europeia que define as prioridades políticas para o Horizonte Europa e os impactos esperados já se encontra em preparação. É um processo em cocriação com os cidadãos.  Não perca a oportunidade de participar ativamente na consulta pública que será lançada em novembro, no portal Dê a sua opinião.

Missões europeias: Encontra-se aberto concurso para integrar grupo de peritos para  aconselhamento da Comissão Europeia no estabelecimento e implementação de um sistema de monitorização das missões europeias. Este grupo será constituído por 9 peritos independentes de renome. O prazo de candidatura é dia 5 de novembro 2022.

Innovative Health Initiative (IHI): Já se encontram publicadas os documentos provisórios relativos aos próximos concursos da IHI, com lançamento previsto para dezembro 2022 (single-stage) e janeiro 2023 (two-stage). Não perca os Call Days organizados pela IHI! Haverá sessões de esclarecimento dos tópicos e regulamentos e sessões para identificação de parceiros para formação de consórcios. Os Call Days para o concurso single-stage têm lugar de 12-15 dezembro 2022 e para o concurso two-stage de 8-19 janeiro 2023. Registe-se e participe!

European Research and Innovation DaysÉ já dias 28 e 29 de setembro o principal evento de Investigação e Inovação da Comissão Europeia do ano. Este evento reunirá investigadores, académicos, clínicos, empresários, decisores políticos e o público em geral, para debater e definir o futuro da investigação e inovação na Europa. O evento é online, com registo obrigatório e o Programa já foi divulgado.

Webinars: A Comissão Europeia promove os seguintes webinars de capacitação da comunidade, sem necessidade de inscrição, nas seguintes datas:

17 novembro: Info session on Horizon Results Booster – steering research towards a strong societal impact

30 novembro: Avoiding errors in declaring personnel costs in Horizon 2020 grants

Materiais de apoio ao Horizonte Europa: A Comissão Europeia disponibiliza uma série de materiais dedicados ao mecanismo Lump Sum que irá ser aplicado em diferentes concursos do Cluster Saúde no próximo Programa de trabalhos 2023/24.

Outros

EU4Health: Encontram-se abertas até ao dia 21 de fevereiro 2023, os concursos da segunda vaga de 2022 do Programa Europeu EU4Health. Este programa é acompanhado pelos Pontos de Contacto Focal da DGS e ACSS. Está disponível a apresentação da sessão de informação realizada pela Comissão no dia 19 de outubro de 2022 sobre estes concursos. Para acesso é necessário registo na EU Health Policy Platform.

Comissão Europeia: A Comissão Europeia organiza nos próximos dias 22 e 23 de novembro a conferência Health Securit in the EU – Covid-19 lessons learned and looking ahead to ensure a stronger EU Health Security FrameworkConferência aberta aos decisores políticos, peritos em saúde pública, profissionais de saúde e representantes dos doentesque irão discutir os desafios para a construção de uma European Health Union mais forte. Participe!

European Innovation Council (EIC): O EIC e a Agência Europeia para o Medicamento organizam uma sessão informativa no próximo dia 31 de Janeiro de 2023 dedicada ao tema Regulatory support for the development of innovative medicines and technologies direcionado a todos os inovadores a trabalhar no setor farmacêutico. Inscreva-se e participe!

ECDC: No dia 25 de outubro 2022 foi publicado o ECDC Digital Roadmap 2022−2027Este Digital Roadmap descreve como a transformação digital irá apoiar a implementação da Estratégica 2021-2027 definida pelo ECDC, bem como as áreas em que terá maior incidência.

Notícias Relacionadas