Notícias

A SPO e a AICIB estabelecem acordo estratégico com a EORTC, para promover a investigação clínica na área do cancro

02/12/2022

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), a Agência para a Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e a Organização Europeia para a Investigação e Tratamento do Cancro (EORTC) anunciaram hoje a formalização de uma parceria estratégica para melhorar o desenvolvimento, realização e promoção da investigação translacional e clínica em cancro em Portugal. A AICIB e a SPO irão atuar como um pólo nacional facilitador da implementação dos ensaios clínicos promovidos pela EORTC em Portugal. Esta é a primeira vez que a EORTC entra em acordo estratégico com uma Sociedade Nacional de Oncologia e com uma Agência Nacional para a Investigação Clínica em toda a Europa. Esta parceria será instrumental à implementação de processos estruturados de apoio ao desenvolvimento de ensaios clínicos independentes, gerando oportunidades para investigadores e doentes participarem em ensaios clínicos de conhecida relevância internacional.


Nas palavras do Dr. Miguel Abreu, Presidente da SPO: “Esta parceria irá, não só, permitir que os doentes portugueses tenham acesso a ensaios clínicos de elevadíssima qualidade, como gerar oportunidades para médicos e investigadores portugueses desenvolverem os seus projetos em ambiente internacional. A oportunidade de assumir a liderança de ensaios clínicos internacionais será uma oportunidade única para Portugal se projetar a nível internacional com benefícios diretos na prestação de cuidados de saúde para os doentes com cancro.”


Catarina Resende de Oliveira, Presidente da AICIB e professora Catedrática da Universidade de Coimbra acrescenta: “O acesso a melhores estudos clínicos em cancro é um passo determinante para reduzir a distância que separa o Curar do Cuidar. Contudo, é preciso não esquecer que existem muitos desafios ao desenvolvimento de estudos clínicos tanto a nível europeu, como nacional e local, que precisamos ultrapassar. A AICIB, no âmbito desta parceria, irá trabalhar para agilizar os processos para acesso a programas de investigação clínica, garantindo qualidade e eficiência dos mesmos.”


Atualmente, a rede de parceiros EORTC em Portugal inclui 85 investigadores de 19 instituições, distribuídos por todas as áreas da oncologia. Com esta parceira, a EORTC, a SPO e a AICIB comprometem-se a desenvolver de ações conjuntas em Portugal e no estrangeiro, projetando o conhecimento e experiencia dos investigadores portugueses a nível internacional e aumentando o conhecimento da comunidade médica e científica nacionais sobre as atividades da EORTC.
De acordo com Denis Lacombe, CEO da EORTC: “É com enorme prazer que iniciamos esta colaboração com a SPO e a AICIB. Acreditamos que muito brevemente iremos conseguir expandir a participação da comunidade portuguesa nas nossas atividades assim como estabelecer procedimentos tipo que serão usados como modelo pelas diversas instituições portuguesas. Esperamos com isto reduzir o tempo associado aos procedimentos administrativos, essenciais para garantir a qualidade dos ensaios, mas muitas vezes limitantes em termos de calendário. Na realidade, esta parceria é um modelo único e bastante atrativo de parceria entre uma organização não governamental internacional e organizações nacionais especializadas na área da saúde. Esperamos que este modelo possa servir de base para o desenvolvimento de parcerias semelhantes com outros países. A EORTC está muito grata à AICIB e à SPO por esta oportunidade. Este é um sinal claro de apoio à investigação clínica por parte de ambas [SPO e AICIB], para além disso, este é também um sinal de encorajamento para que as novas gerações de médicos e profissionais de saúde abracem a investigação clínica como forma de melhor servir os doentes e como forma de impulsionar os cuidados de saúde.”

Notícias Relacionadas