Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – fevereiro2023

23/02/2023

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Estão oficialmente abertos os concursos de 2023 do Cluster Saúde do Horizonte Europa. Consulte o Programa de trabalhos do Cluster Saúde. O prazo limite de submissão é dia 13 de abril 2023. Não deixe passar a oportunidade.  Contacte os NCPs Saúde para eventuais dúvidas.

Missão Cancro: Os concursos da Missão Cancro de 2023 presentes no Programa de Trabalhos das Missões já se encontram abertos até dia 12 de abril 2023. São 4 concursos com um orçamento de cerca de 110 milhões de euros distribuídos pelos 4 pilares da Missão Cancro:  Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, Qualidade de Vida e Conhecimento.

Realizou-se o lançamento da European Cancer Imaging Initiative, que visa apoiar os serviços de saúde, instituições de investigação e inovadores a tirarem o máximo partido da partilha de dados oncológicos no tratamento e prevenção. Se não teve oportunidade de assistir, a gravação já se encontra disponível.

ERA4Health: A parceira europeia da saúde ERA4Health tem aberto o segundo concurso transnacional conjunto: Increasing health equity through promoting healthy diets and physical activity (HealthEquity). A data-limite para submissão das pré-candidaturas é 14 de março 2023. Para questões relacionadas com os procedimentos concursais utilize o endereço era4health@fct.pt.

Innovative Health Initiative (IHI): Permanece aberto até 15 de março de 2023 o concurso IHI call 3. A IHI realizou, em dezembro de 2022, os IHI Call 3 Days com sessões de esclarecimento. Se não teve oportunidade de assistir ou pretende rever o que foi apresentado, pode encontrar a gravação do evento aqui.

Transforming Health and Care Systems: A 13 de fevereiro de 2023, foi oficialmente lançada a Parceria Europeia Transforming Health and Care Systems (THCS). Esteja atento, em breve será publicado o primeiro concurso transnacional conjunto.

Parceria Europeia para Avaliação de Riscos dos Químicos: A Parceria Europeia para Avaliação de Riscos dos Químicos – PARC – já tem o seu site ativo. A PARC tem como objetivo promover a investigação, partilhar conhecimento e melhorar capacidades na área de avaliação do risco das substâncias químicas, de forma a proteger a saúde humana e o meio ambiente. Conheça mais sobre as ações da PARC já presentes no novo site.

Outros

EU4Health: Permanecem abertos até ao dia 21 de fevereiro 2023, os concursos da segunda vaga de 2022 do Programa Europeu EU4Health. Alertamos para o facto de o contacto dos Pontos Focais Nacionais que acompanham este programa ter sido alterado, passando a estar sediados na SGMS e ACSS.

EIT Health: já se encontram abertas as inscrições para o Patien Innovation Bootcamp organizado pela EIT Health. Este evento inclui formação online e presencial focada no apoio ao desenvolvimento e lançamento de soluções inovadoras creadas por cidadãos e pacientes, com o objetivo de auxiliar na transição das ideias a protótipos e a soluções market-ready.

O Dia Mundial Das Doenças Raras 2023 será celebrado no dia 28 de fevereiro com a sessão online Doenças Raras: juntos somos mais fortes. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

O projeto RadioVal (International Clinical Validation of Radiomics Artificial Intelligence for Breast Cancer Treatment Planning) desenvolveu um questionário para profissionais de saúde aberto até 24 de fevereiro de 2023. O objetivo é  obter uma visão da sua prática diária: problemas encontrados, opinião em relação a práticas clínicas, definições e protocolos.

Notícias Relacionadas