Notícias

Foi lançada a newsletter Informação Saúde Europa – março 2023

13/03/2023

Aqui fica a principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Estamos a pouco mais de um mês do prazo limite de submissão dos concursos de 2023 do Cluster Saúde do Horizonte Europa. Consulte o Programa de trabalhos do Cluster Saúde. Contacte os NCPs Saúde. Pode ainda rever as questões respondidas durante o Infoday realizado pela Comissão Europeia no dia 19 de janeiro de 2023. O projeto HNN3.0 compilou estas questões num documento disponível para a comunidade. E comece já a preparar os concursos de 2024. 

Missão Cancro: encontram-se abertos 4 concursos nas áreas da Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, Qualidade de Vida e Conhecimento. O prazo limite de para candidatura é a 12 de abril de 2023. Contacte os NCPs Saúde para as questões sobre estes concursos do Programa de Trabalhos das Missões.

Contribua para a avaliação das 5 Missões da União Europeia através do preenchimento do inquérito lançado pela Comissão Europeia direcionado a todos os atores e organizações europeias de I&I com interesse nestas 5 grandes áreas estratégicas. O inquérito encontra-se disponível até 15 de março de 2023.

ERA4Health: Está prestes a encerrar o segundo concurso transnacional conjunto da parceira europeia da saúde ERA4Health: Increasing health equity through promoting healthy diets and physical activity (HealthEquity).  Não perca esta oportunidade! A data-limite é já a 14 de março 2023. Questões relacionadas com os procedimentos concursais devem ser direcionadas para era4health@fct.pt

Innovative Health Initiative (IHI): Permanece aberto até 15 de março de 2023 o concurso IHI call 3.  Não perca esta oportunidade!

Transforming Health and Care Systems: a Parceria Europeia Transforming Health and Care Systems (THCS) já lançou o pré-anúncio para o primeiro concurso transnacional conjunto subordinado ao tema Healthcare of the Future. O prazo limite para apresentação de expressões de interesse é a 23 de maio de 2023. A THCS realiza no dia 16 de março um webinar sobre este concurso. O registo é obrigatório. A CCDR-C é, conjuntamente com a FCT, membro financiador da THCS aumentando a dotação disponível para cofinanciar as entidades vencedoras da sua região. Para questões relacionadas com os procedimentos concursais utilize o endereço thcs@fct.pt Os candidatos da região centro poderão também contactar através do endereço projects@ccdrc.pt.

Webinar: A Comissão Europeia promove o seguinte webinar de capacitação da comunidade, sem necessidade de inscrição: 21 março: Webinar addressed to providers of Certificates on Financial Statements in Horizon 2020 grants.

Brokerage Event: a Istanbul Chamber of Industry, em colaboração com a EEN, está a organizar um evento virtual de brokerage nos dias 16 e 17 de março para os concursos de 2024 do Cluster Saúde. 

Outros

European Innovation Council: Encontram-se abertos os concursos para os EIC Accelerator Challenge e EIC Transition ChallengeMais informações sobre estes concursos através do Funding and Tenders Portal

Evento de Brokerage em Inovação em Saúde nos dias 29 e 31 de março: No âmbito das Meetings with Health Innovation 2023 (a ter lugar no dia 29 de março) o Health Cluster Portugal, a ANI – Agência Nacional de Inovação e a Enterprise Europe Network Portugal estão a organizar o evento B2B Health Innovation Market 2023. Mais informações através do link.

Eurostars 2023: O concurso Eurostars 2023 encontra-se aberto até dia 13 de abril 2023 e para financiamento de projetos de inovação em diferentes áreas de intervenção a serem desenvolvidos por PMEs e outros parceiros (indústria, academia, entre outros). Mais informações e candidaturas através do link.

canSERV: este projeto europeu tem aberto até 25 de abril de 2023 um concurso em “Advancing Personalised Oncology” num total de 500 mil euros. Mais informações no site do projeto.

A Comissão Europeia pretende criar comunidades para cocriar dois códigos de conduta para a valorização do conhecimento, um baseado na colaboração indústria e academia e outro envolvimento dos cidadãos, que visam apoiar a implementação da Recomendação do Conselho sobre os princípios orientadores para a valorização do conhecimento. Saiba aqui como fazer parte destas comunidades.

Notícias Relacionadas