Notícias

2º ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E INOVAÇÃO BIOMÉDICA

10/04/2023

Para assinalar o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), em parceria com a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica,  a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED), a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN), o Health Cluster Portugal (HCP) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promovem, no próximo dia 23 de Maio, entre as 9h00 e as 18h00, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, uma Conferência subordinada ao tema “Investigação Clínica e Inovação Biomédica em Portugal”.

A iniciativa tem como objetivo criar um momento de reflexão sobre a melhor forma de promover a investigação clínica em Portugal, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento da saúde, da ciência, da economia e do país. Neste sentido, seria uma grande honra, para todas as entidades envolvidas, contar com a sua presença.

“ A Investigação Clínica tem um papel capital no processo de desenvolvimento da inovação em Saúde e na promoção da qualidade da prestação de cuidados nas suas várias vertentes, da prevenção ao tratamento. Portugal enfrenta num horizonte temporal até 2030 grandes desafios na área da Saúde, que impõem a procura de soluções inovadoras e respostas ágeis, criativas, multidisciplinares, alinhadas com os programas europeus. Esta é a hora de encarar sem receios a investigação clínica e translacional e a inovação biomédica como suporte da eficiência na área da Saúde. Este é o momento de agir!”

By Professora Catarina Oliveira (Presidente da AICIB)

Inscrições


Programa


Como chegar ao evento?

O Encontro terá lugar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra com a morada:

Auditório da Unidade Central da Faculdade de Medicina

Polo III – Polo das Ciências da Saúde

Azinhaga de Santa Comba, Celas

3000-548 Coimbra

Coordenadas: 40.219477660960685, -8.416661581592306


Em preparação para o 2º Encontro Nacional de Investigação Clínica & Inovação Biomédica, relembramos aqui as conclusões dos quatro workshops – link.

Em preparação para o 2º Encontro Nacional de Investigação Clínica & Inovação Biomédica que será realizado em 23 de maio de 2023 em Coimbra, relembramos aqui as conclusões dos quatro workshops – link.

WK1 – Como aproveitar o contexto europeu para desenvolver a Investigação Clínica a nível nacional

WK2 – Condução de ensaios clínicos numa instituição de saúde

WK3 – CTR-CTIS: DEMO WK4 – Envolvimento e participação do cidadão em ensaios clínicos

Notícias Relacionadas