Notícias

A nova newsletter Informação Saúde Europa já está disponível – maio de 2023

11/05/2023

Conheça as principais iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: É oficial, começou a preparação dos concursos para 2024. São 509 milhões de euros distribuídos por 15 concursos: 6 de Single-Stage e 9 de Two-Stage. Haverá novidades na primeira fase dos Two-Stage, nomeadamente a Blind Evaluation e haver financiamento no formato Lump Sum. O primeiro prazo de submissão de candidaturas é a 19 de setembro de 2023 para os concursos em Two-Stage.

A Comissão Europeia irá promover um Infoday sobre estes concursos, no dia 1 de junho 2023. Poderá já começar a colocar as suas questões através do SLIDO.

No dia 2 de junho 2023, haverá um Brokerage Event promovido pela rede europeia de NCP Saúde HNN3.0, para procura de parceiros para os concursos de 2024. O registo encontra-se aberto até dia 29 de maio 2023.

A preparação do Programa Estratégico 2025-27 continua. Este Programa  será a base para a definição das áreas a financiar nos Programas de Trabalhos dos vários Clusters do Pilar 2 do Horizonte Europa. Os resultados da consulta pública recentemente realizada já se encontram publicados.

EDCTP3: A Parceria Europeia Global Health EDCTP3 lançou o Programa de Trabalho 2023. Haverá concursos Single-Stage e Two-Stage. O prazo limite de submissão dos primeiros concursos é 29 de junho 2023.

THCS: Encontra-se aberto o primeiro concurso transnacional conjunto subordinado ao tema Healthcare of the Future da Parceria Europeia Transforming Health and Care Systems (THCS). O prazo limite para apresentação de expressões de interesse é 23 de maio de 2023.

Portugal participa neste concurso, sendo o financiamento nacional alocado pela FCT e reforçado pela CCDR-C para os seus agentes regionais. 

Para questões relacionadas com os procedimentos concursais utilize o endereço thcs@fct.pt Os candidatos da região centro encontram aqui questões mais específicas e poderão usar o endereço projects@ccdrc.pt para outras informações.

IHI: A Parceria Europeia IHI está convidar doentes e cuidadores informais para fazerem parte da pool of patients da IHI, os quais serão posteriormente envolvidos sempre que a experiência do doente/cuidador for necessária em atividades, como avaliação de candidaturas, avaliação de projetos em andamento e discussões sobre futuras oportunidades de financiamento. A inscrição até dia 8 de junho 2023.

No dia 25 de maio 2023, será realizado o Webinar – IMI impact on clinical trials com apresentação dos resultados e impacto dos ensaios clínicos desenvolvidos no âmbito de projetos financiados pela IMI.

EP PerMed: A iniciativa ICPerMed publicou recentemente a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) para a nova parceria europeia para a Medicina Personalizada – EP PerMed. Esta SRIA será a base para o desenvolvimento de programas, atividades e investigação sobre medicina personalizada a nível europeu.

Ensaios Clínicos: A Comissão Europeia lançou uma nova versão do formulário dos ensaios clínicos a submeter sempre que um projeto envolva um estudo clínico. Foram igualmente disponibilizadas novas FAQs sobre este tema: FAQ 21785, FAQ 21807 e FAQ 21808.

HNN3.0: a rede europeia de NCP  Saúde está a organizar um webinar dirigido aos Países Widening, nos quais Portugal se encontra. O evento Finding Partners for Horizon Europe Health Projects terá lugar no dia 10 de maio 2023. O  registo encontra-se aberto até ao dia 8 de maio 2023.

Hungria: O governo da Hungria criou um fundo de garantia do para o financiamento das Universidades húngaras no Horizonte Europa que estão desde Dezembro impedidas de receber financiamento.

Webinars: A Comissão Europeia promove os seguintes webinars de capacitação da comunidade, sem necessidade de inscrição:

Relembramos outros webinars que se encontram disponíveis:

Outros

EU4Health: O Programa Europeu de Saúde terá abertas as candidaturas para as Action Grants entre 15 de junho e 17 de outubro 2023. Mais informações no Programa de Trabalhos 2023.

Encontra-se em consulta pública, até dia 22 de maio 2023, as prioridades para o próximo programa de trabalhos do EU4Health – Targeted consultation on EU4Health: help shape future work programmes (europa.eu).  Esta auscutação pretende recolher as opiniões de diferentes stakeholders sobre as prioridades  futuras e necessidades importantes, que possam ser incluídas nos Programas de Trabalho anuais do EU4Health, seja já em 2024 ou nos anos subsequentes.

Digital Europe Programme (DEP): O DEP lançou recentemente o novo programa de trabalhos para 2023/24 que inclui um total de 1.3 mil milhões de euros para apoiar projetos na área da cibersegurança e transição digital.

ECHoS: No dia 3 de Maio foi o lançamento do projeto europeu Establishing of Cancer Mission Hubs: Networks and Synergies (ECHoS), financiado pela Missão Cancro. O ECHoS tem como objetivo proporcionar aos Estados Membros e Países associados a capacidade de criar gradualmente National Cancer Mission Hubs, plataformas que reúnem várias entidades e cidadãos, com interesse em desenvolver ações na área do cancro.

Procure4Health: permanece aberto até 31 de maio de 2023 o concurso Procure4Health Call for Twinnings”, promovido pelo projeto europeu Procure4Health, e dirigido aos prestadores de cuidados de saúde públicos e privados.

EIT Health: O programa EIT Health tem abertas, até dia 31 de maio 2023, inscrições para diferentes iniciativas de apoio a inovadores e empreendedores na área da saúde: Patient Innovation Bootcamp; Regulatory Pathways to Market Bootcamp; MedTech Bootcamp.

Se tiver interesse nesta informação, e se ainda não recebe a nossa Newsletter, inscreva-se através do link.

Notícias Relacionadas