Notícias

A nova newsletter Informação Saúde Europa já está disponível – dezembro de 2023

11/12/2023

Conheça as principais iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível europeu.

Horizonte Europa

Cluster Saúde: Permanecem abertos os concursos de single-stage de 2024, do Cluster Health. O prazo limite de submissão destas propostas é 11 de abril 2024.

Espera-se para final de janeiro 2024 os resultados da primeira fase dos concursos two-stage de 2024.

Missão Cancro: No dia 31 de janeiro de 2024 será realizada a conferência da Comissão Europeia do Dia Mundial do Cancro.

O projeto TRAMI, que pretende promover as Missões através da partilha de conhecimento e boas práticas, desenvolveu uma plataforma de indicadores de progresso da implementação das Missões, incluindo a Missão Cancro.

IHI: O concurso 5 (single-stage) da Parceria Europeia IHI encontra-se aberto até 16 de janeiro 2024.

As versões preliminares dos tópicos dos concursos 6 (two-stage) e 7 (single-stage) já se encontram disponíveis, e foram recentemente atualizadas. Estes concursos deverão abrir no início de 2024. Entretanto poderá participar na plataforma de networking dedicada a estes concursos e disponibilizada pela IHI.

Inspirar inovação na saúde: tem ideias para novos temas de investigação a realizar pela IHI? Envie as suas sugestões para a Incubadora de Ideias e inspire a IHI!

ERA4Health: A Parceria Europeia ERA4Health já abriu os concursos transnacionais conjuntos para 2024: NANOTECMECNano and advanced technologiesfor disease prevention, diagnostic and therapy

Questões relacionadas com os procedimentos concursais devem ser direcionadas para era4health@fct.pt

Os resultados gerais dos concursos JTC1 e JTC2 já se encontram disponíveis no site da Parceria.

A ERA4Health está à procura de peritos para o processo de avaliação de propostas no concurso NutriBrain. Candidate-se!

EP PerMed: A Parceria Europeia EP_PerMed lançou o pré-anúncio do primeiro concurso transnacional conjunto para financiamento de projetos de I&I na área da Medicina Personalizada de Identification or Validation of Targets for Personalised Medicine Approaches (PMTargets)

EDCTP3: A Parceria Europeia Global Health EDCTP3 adquiriu autonomia financeira em relação à Comissão Europeia para implementar o seu orçamento e concursos. O programa de trabalhos de 2024 deverá ser publicado no primeiro trimestre de 2024.

Webinars: A Comissão Europeia promove o seguinte webinar de capacitação da comunidade, sem necessidade de inscrição:

Já foi anunciada a data da Research & Innovation Week. Será entre 18 e 21 de março 2024, em Bruxelas e remotamente. Reserve já a data na sua agenda.

No dia 4 de dezembro 2023 foi finalizado o processo de assinatura do acordo entre a Comissão Europeia e o Reino Unido. A UKRI preparou um slide que resume como é que os financiamentos irão funcionar.

Outros

EU4Health: Encontra-se aberta até dia 4 de dezembro 2023, a Call for Tenders to speed up innovative medical countermeasures (MCMs), num total de €82M. Mais informação através dos pontos focais nacionais sediados na Secretaria-Geral da Saúde.

HERA: A Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) foi criada com o objetivo de reforçar a preparação e a resposta da UE a emergências sanitárias. Encontra-se em consulta pública, até 19 fevereiro de 2024, o mandato e os instrumentos que foram colocados ao dispor da HERA, de forma a poder avaliar se estes permitiram contribuir de forma eficaz e eficiente para a realização deste objetivo político e para o cumprimento das tarefas previstas.

canSERV: Permanece aberto até 4 de janeiro de 2024 a “Open Call for Transnational Service Provision”,promovido pelo projeto canSERV. A este concurso podem concorrer, em consórcio ou individualmente, investigadores, instituições académicas e PMEs.

RM: O projeto RM ROADMAP, financiado pelo Horizonte Europa, desenvolveu um questionário dirigido a todos que trabalham ou estão relacionados com a Gestão de Investigação, tendo como objetivo definir, reconhecer e apoiar a profissionalização da Gestão de Investigação na Europa. O questionário está disponível até 22 de dezembro de 2023. Participe!

Se tiver interesse nesta informação, e se ainda não recebe a nossa Newsletter, inscreva-se através do link.

Se necessitarem de ajuda ou algum esclarecimento, contactem os NCPs!

Notícias Relacionadas