Notícias

1.º Encontro do National Cancer Hub Portugal

04/02/2024

O primeiro encontro nacional do NCH-PT realizou-se no passado dia 5 de janeiro, na Ordem dos Médicos, em Lisboa, e contou com mais de 100 participantes, incluindo ilustres convidados. Este foi um dia de celebração para todo o ecossistema nacional do Cancro que viu, pela primeira vez, apresentada a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC) depois de mais de 2 anos de preparação e discussão.

Na sessão de abertura, Catarina Resende de Oliveira, Presidente da AICIB, agradeceu a presença de todos e refere o impacto que o NCH-PT teve “(…) de descoberta, de experiência e de validação de um modelo ainda pouco ensaiado no país.” sendo um “privilégio reunir [neste dia] muitos daqueles que contribuíram para tornar esta ideia, uma ferramenta útil para todos nós.”.

Segundo Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde “(…) O National Cancer Hub surgiu e nasceu desta necessidade de termos uma estrutura nacional que junte todos os potenciais atores relevantes (…) e de forma a tirar o melhor partido do que é o bom da Estratégia e do que nós, a nível nacional, também precisamos de implementar (…) o mais rapidamente possível.”

Estas ideias foram reforçadas durante as intervenções de Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde, que enalteceu a importância do NCH-PT, a recente evolução do ecossistema da saúde, e da publicação da ENLCC. Filipe Froes, em representação da Ordem dos Médicos, salientou, também, o impacto dos vários tipos de cancro e a relevância de intervir na sua prevenção, especialmente depois dos atrasos provocados pela pandemia da COVID-19 no diagnóstico de muitos casos, bem como na investigação e na colaboração entre todos.

Maria de Belém Roseira, ex-ministra da saúde e atual Presidente do Conselho Geral da Fundação SNS e do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, reforçou a importância de alcançar os opinion leaders, para que não se esqueçam de que precisamos de “gente competente, politicamente poderosas e, civilmente apoiadas para fazer as coisas acontecer.”.

Em linha com as intervenções anteriores, José Dinis, Diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, apresentou pela primeira vez após a sua publicação em Diário da República, a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro. Esta estratégia resultou de uma visão colaborativa do panorama nacional, e em linha com o Plano Europeu de Combate ao Cancro (Europe’s Beating Cancer Plan – EBCP) e no plano de implementação da Missão Cancro (MC). Os seus objetivos passam pela melhoria da situação nacional em 4 pilares de atuação: 1) Prevenção, tal como a mitigação da exposição a oncogéneos; 2) Deteção Precoce, onde um dos pontos é assegurar o acesso equitativo e de qualidade aos rastreios de base populacional; 3) Diagnóstico e o Tratamento, onde se pretende, entre outros, concretizar a Rede de Referenciação em Oncologia e a valorização dos profissionais de saúde e instituições do SNS, e; 4) Qualidade e Vida de Doentes e Sobreviventes, com vários objetivos que incluem Promover Equidade Social e Financeira.

               

Depois da apresentação da ENLCC, teve início um conjunto de intervenções sobre a ação do NCH-PT nos últimos 2 anos, bem como a sua visão para o futuro. Fazendo a ponte com a importância da internacionalização, Anabela Isidro, Vogal da Direção da AICIB, enquadrou o NCH-PT no panorama europeu, fazendo referência ao projeto ECHoS, coordenado pela AICIB e que tem como objetivo estabelecer estruturas semelhantes ao NCH-PT em todos os Estados-Membro e Países Associados. Como visão de futuro, foram apresentadas duas novas iniciativas, o Fórum para cidadãos e doentes e o Concurso NCH-PT, para financiamento de projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (Projetos IC&IB), na área do Cancro, já publicado no site da AICIB.

Outros temas abordados incluíram um resumo das iniciativas desenvolvidas no âmbito do Policy Group, tal como o artigo de posição conjunta “A Investigação Clínica e a Inovação Biomédica em cancro em Portugal”  e os resultados dos trabalhos desenvolvido no âmbito dos grupos de trabalho (GT) do Stakeholders Group. Com destaque para o “Guia de Recursos para a Pessoa com Doença Oncológica e seus Cuidadores”, do GT Informação em Saúde, o Programa de rastreio Oportunista de Helicobacter pylori (POHp) do GT Prevenção, a lançar brevemente na ilha Terceira e, a Plataforma de Medicina de Precisão em Oncologia Pediátrica (POPCARE) do GT Oncologia Pediátrica.

Já na sessão de encerramento, António Bob Santos, Vogal do Conselho Diretivo Fundação para a Ciência e a Tecnologia, reforça o impacto do cancro, não apenas a nível da saúde, mas também a nível do desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, reforçando a necessidade de mais esforços colaborativos entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior tais como o recém-anunciado programa Saúde+Ciência.  Francisco Goiana da Silva, Vogal da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, refere ainda que “O futuro de amanhã, planeia-se hoje.”, numa clara referência ao compromisso do NCH-PT de coordenar, promover e apoiar a implementação das iniciativas europeias na área do cancro em Portugal, definindo as estratégias de ação e financiamento, alinhadas com o Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro.

O National Cancer Hub Portugal (NCH-PT) é uma iniciativa conjunta da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e da Direção Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO/DGS).

Notícias Relacionadas