Notícias

A nova newsletter Informação Saúde Europa já está disponível – fevereiro de 2024

14/02/2024

Conheça as principais iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível europeu.

Cluster Saúde: Parabéns a todos os que conseguiram passar à segunda fase dos concursos two-stage de 2024! Agora é tempo de preparar a proposta completa, com data-limite de 11 de abril de 2024. Esta data também se aplica aos que estão a concorrer aos concursos de fase única.

Não se esqueçam que os NCPs Saúde estão cá para ajudar!

Missão Cancro: No âmbito do Europe’s Beating Cancer Plan, a Comissão Europeia apresentou novas medidas de prevenção do cancro através da vacinação.

Apresentamos o Manifesto “Time to Accelerate:Together Against Cancer”, o qual reúne um conjunto de recomendações para o futuro da política da UE no combate ao cancro, a serem consideradas pela próxima Comissão Europeia (2024-2029).

Innovative Health Initiative (IHI): Já se encontram abertos os novos concursos da Parceria Europeia IHI. Os concursos 6 (two-stage) têm data-limite para submissão à primeira fase o dia 16 de abril2024. Os concursos 7 (one-stage) têm data-limite para submissão o dia 22 de maio 2024.

Para apoio a estes concursos, a IHI promoveu, entre os dias 10 e 22 de janeiro de 2024, diversas sessões informativas, incluindo formas de como encontrar parceiros. Aceda às gravações disponibilizadas pela IHI. Não perca esta oportunidade de participar em projetos inovadores e de impacto!

EP PerMed: Permanece aberto o primeiro concurso transnacional conjunto da Parceria Europeia EP_PerMed para 2024, com data-limite de submissão da pré-proposta a 5 de março 2024:

PMTargets – Identification or Validation of Targets for Personalised Medicine Approaches

As questões relacionadas com os procedimentos concursais devem ser direcionadas para EPPerMed@fct.pt

EDCTP3: Já estão abertos os concursos da Parceria Europeia Global Health EDCTP3. São 7 concursos no programa de  trabalhos de 2024 com um orçamento total de mais de 140 milhões de euros. No dia 6 de fevereiro 2024, a EDCTP3 fez uma sessão informativa. Caso não tenha tido oportunidade de assistir, pode ver a gravação que foi disponibilizada.

BrainHealth: Prevê-se a criação de uma décima Parceria Europeia da Saúde no Horizonte Europa, dedicada à Saúde do Cérebro. Esta iniciativa abrangente inclui tanto a componente de saúde mental como a das doenças neurológicas. O documento com o conceito inicial para preparação da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) da Parceria BrainHealth, já se encontra disponível para consulta.

European InnovationCouncil (EIC): O EICTransition abre em abril de 2024 e visa fomentar a transição da investigação e desenvolvimento para a inovação (TRL 3/4 até TRL 5/6). As condições de elegibilidade permitem a participação de projetos (RIAs), ativos há mais de 12 meses ou concluídos no prazo de 30meses, de qualquer área científica e tecnológica que tenham sido financiados nos desafios societais e/ou tecnologias industriais líderes dentro do H2020 ou em qualquer cluster do Pilar II dentro Horizonte Europa. A participação é individual ou colaborativa.

EU4Health: O programa de trabalhos do Programa Europeu de Saúde, EU4Health, para o ano de 2024 conta com €752,4 milhões.  O Programa foca-se em ações e ações-conjuntas dos Estados Membros (Joint Actions) nas seguintes áreas: Crisis Preparedness, Health Promotion and Disease Prevention, Cancer, Health Systems and Healthcare Workforce e Digital Health. Mais informação através dos pontos focais nacionais sediados na Secretaria-Geral da Saúde.

Se tiver interesse nesta informação, e se ainda não recebe a nossa Newsletter, inscreva-se através do link.

Se necessitarem de ajuda ou algum esclarecimento, contactem os NCPs!

Notícias Relacionadas