Notícias

Maior Autonomia dos Centros de Investigação Clínica do Serviço Nacional de Saúde

16/02/2024

Foi publicado, a 14 de fevereiro de 2024, o Despacho n.º 1739/2024 que determina um conjunto de medidas que dotam os Centros de Investigação Clínica (CIC) do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de maior capacidade e autonomia.

Foi dado um passo essencial, há muito reivindicado pelo setor, no desenvolvimento da investigação clínica e dos ensaios clínicos no nosso país, e que contribui de forma determinante para a concretização da missão da AICIB.

Esta medida resulta de uma das propostas desenvolvidas pelo Subgrupo de Trabalho 2 do Grupo de Trabalho Mais Economia e Saúde, no qual participou ativamente a AICIB, dedicado ao tema “Aumentar o valor social e económico através do estímulo à Investigação Clínica e Inovação Biomédica nos Hospitais”, no qual participam várias entidades e personalidades de referência no setor.

Este é um dos primeiros resultados do Grupo de Trabalho Mais Economia e Saúde, criado em abril de 2023, por iniciativa do Ministro da Economia e do Mar, em estreita articulação com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a dinamização do Health Cluster Portugal (HCP), envolvendo várias associações com intervenção nas áreas da IC&IB.

Congratulamos o trabalho de todas as entidades envolvidas! Juntos pela promoção da investigação clínica de excelência em Portugal!

Notícias Relacionadas