Notícias

A nova newsletter Informação Saúde Europa já está disponível – março de 2024

08/03/2024

Conheça as principais iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível europeu.

Cluster Saúde: Estamos a preparar o Programa de Trabalhos do Cluster Health para 2025 e também para 2026-27. Em breve ir-vos-emos consultar sobre quais os tópicos que consideram que deveriam fazer parte das 6 Destinations do Programa de Trabalhos 2026-2027. Podem começar já a anotar ideias!

Missão Cancro: O programa de trabalhos da Missão Cancro deverá sair muito em breve. Conta com 123,5 milhões de euros, distribuídos por 6 tópicos, com o objetivo de ajudar a combater o cancro através de um maior conhecimento, melhor prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro e melhoria da qualidade de vida dos doentes, sobreviventes e das suas famílias. 

A Comissão Europeia já anunciou os Infodays das Missões. O Infoday da Missão Cancro será dia 26 de abril.   Foi, entretanto, atualizado o Roadmap para implementação do Europes’ Beating Cancer Plan

Innovative Health Initiative (IHI): Relembramos que se encontram abertos os concursos 6 e 7 da Parceria Europeia IHI. Não perca!  Os concursos 6 (two-stage) têm data-limite para submissão à primeira fase o dia 16 de abril 2024. Os concursos 7 (one-stage) têm data-limite para submissão o dia 22 de maio 2024. 

Transforming Health and Care Systems (THCS): Encontra-se aberto o concurso transnacional conjunto da Parceria Europeia THCS dedicado ao tema Innovate to Prevent: Personalised Prevention in Health and Care Services. O prazo limite para apresentação de expressões de interesse é 16 de abril 2024.  

Portugal participa neste concurso, sendo o financiamento nacional alocado pela FCT e reforçado pela CCDR-C para os seus agentes regionais.   Para questões relacionadas com os procedimentos concursais utilize o endereço thcs@fct.pt Os candidatos da região centro encontram informações específicas no site da CCDR-Centro e poderão usar o endereço projects@ccdrc.pt para esclarecimentos. 

EDCTP3: Relembramos que permanecem abertos os concursos da Parceria Europeia Global Health EDCTP3. São 7 concursos no programa de trabalhos de 2024 com um orçamento total de mais de 140 milhões de euros. 

Consortium Agreement: Já está disponível uma versão mais atualizada do DESCA – Development of a Simplified Consortium Agreement

EU4Health: A HaDEA publicou um calendário dos concursos do programa de trabalhos do Programa Europeu de Saúde, EU4Health, para o ano de 2024. Mais informação através dos pontos focais nacionais sediados na Secretaria-Geral do Ministério da Saúde.

Digital Europe Programe (DEP):  O DEP abriu no dia 29 de fevereiro alguns concursos na área da Saúde. A data limite de submissão é dia 29 de maio 2024.  

Se tiver interesse nesta informação, e se ainda não recebe a nossa Newsletter, inscreva-se através do link.

Se necessitarem de ajuda ou algum esclarecimento, contactem os NCPs!

Notícias Relacionadas