Notícias

Bolsa AICIB Cuidados de Saúde Primários

25/03/2024

A AICIB lança a Bolsa AICIB CSP que visa financiar projetos de criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal. O intuito é contribuir para a promoção e desenvolvimento da investigação clínica em CSP, com base numa rede colaborativa de profissionais, segundo o modelo de Practice-Based Research Networks (PBRNs).

As PBRNs são redes de profissionais de unidades de CSP, que trabalham de forma colaborativa com académicos, profissionais de outras unidades de cuidados de saúde e parceiros, com uma missão e foco comuns: realizar estudos clínicos de forma a melhorar a prestação de cuidados de saúde, proporcionar o acesso a tratamentos e intervenções, e contribuir para otimizar o estado de saúde da população, com base em evidência do mundo real.

A recente criação de Unidades Locais de Saúde (ULS) é uma oportunidade para a criação e desenvolvimento destas infraestruturas e para a realização de estudos clínicos em CSP com o apoio dos Centros de Investigação Clínica já existentes a nível hospitalar.

Serão atribuídas 4 bolsas no valor de 20.000€ cada.

As Candidaturas decorrem entre 25 de março e 31 de maio de 2024.

Regulamento Bolsa AICIB CSP

Formulário de Candidatura Bolsa AICIB CSP

Documento de apoio à constituição de redes de investigação baseadas na prática clínica (Practice-Based Research Networks – PBRNs) em cuidados de saúde primários em Portugal

Notícias Relacionadas