Notícias

PLUMA – Platform for sUbMission of clinical triAls

04/04/2024

O Centro de Investigação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) foi um dos 14 premiados da 1ª edição dos Prémios AICIB em 2021, com o projeto “PLUMA – Platform for sUbMission of clinical triAls”. Este consistiu no desenvolvimento de uma plataforma eletrónica para submissão e aprovação de ensaios clínicos (EC) com promotor externo no centro hospitalar. O projeto foi implementado com sucesso. Posteriormente, foi alargado aos estudos da iniciativa do investigador.

Este processo informatizado permite a gestão e organização de toda a documentação associada ao EC. O Centro pretende que a plataforma contribua para a monitorização e melhoria de indicadores como o tempo para aprovação de EC, o tempo de iniciação do EC, as taxas de recrutamento de doentes e a conformidade com o RGPD.

Como fator de sucesso do projeto foi apontada a colaboração entre a Unidade de Ensaios Clínicos e a equipa de informática da instituição. Esta parceria permitiu manter os processos fluidos, em particular em relação à identificação e incorporação de melhorias na plataforma e à entrada de novos utilizadores.

O projeto assume particular importância dada a dimensão e dispersão geográfica das 6 unidades hospitalares que constituem o CHULC.

Assista já à descrição do projeto.

Notícias Relacionadas